Ciência-IUL    Publicações    Descrição Detalhada da Publicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mineiro, João. (2018). O tempo, as redes e o espetáculo do populismo. In Cecília Honório (Ed.), O Espectro dos Populismos: ensaios historiográficos e políticos . (pp. 171-201). Lisboa: Tinta da China.
Exportar Referência (IEEE)
J. N. Mineiro,  "O tempo, as redes e o espetáculo do populismo", in O Espectro dos Populismos: ensaios historiográficos e políticos , Cecília Honório, Ed., Lisboa, Tinta da China, 2018, pp. 171-201
Exportar BibTeX
@incollection{mineiro2018_1652982224662,
	author = "Mineiro, João.",
	title = "O tempo, as redes e o espetáculo do populismo",
	chapter = "",
	booktitle = "O Espectro dos Populismos: ensaios historiográficos e políticos ",
	year = "2018",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "171-171",
	publisher = "Tinta da China",
	address = "Lisboa",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-tempo-as-redes-e-o-espetaculo-do-populismo/49773?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - O tempo, as redes e o espetáculo do populismo
T2  - O Espectro dos Populismos: ensaios historiográficos e políticos 
AU  - Mineiro, João.
PY  - 2018
SP  - 171-201
CY  - Lisboa
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-tempo-as-redes-e-o-espetaculo-do-populismo/49773?lang=en
AB  - Populismo: Uma ameaça política mundial? Há hoje um espectro que percorre a mundo: o espectro do populismo. Mas de que falamos quando falamos de populismo? O que é que o caracteriza de um ponto vista social, cultural e político? Como pode ser interpretado? Deve ser combatido? Se sim, como? Os termos populismo e populista são diariamente convocados no espaço político, mediático e no senso comum, para classificar adversários políticos e as suas propostas. Foi a explosão de forças populistas pelo mundo, e a imprecisão e leviandade com que este termo tem sido usado no debate público, que motivaram os autores a escrever este livro. Trata-se de um debate essencial para salvaguardar as democracias e para nelas aprofundar a participação dos cidadãos. A clarificação do conceito, a história e a política do(s) populismo(s), a sua relação com a ideologia, o seu valor instrumental para o centro político e para a direita, a sua aplicação na retórica neoconservadora, mas também as suas expressões entre a esquerda e os seus contextos geopolíticos - são algumas das linhas de força aqui presentes. 

Pensar o populismo para o compreender e combater, é o desafio a que este livro se propõe.
ER  -