Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cabecinhas, R. & Amâncio, L. (2004). Estereótipos sociais e assimetria simbólica: três estudos com jovens angolanos e portugueses. In VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra: Universidade de Coimbra.
Exportar Referência (IEEE)
M. R. Cabecinhas and L. B. Amâncio,  "Estereótipos sociais e assimetria simbólica: três estudos com jovens angolanos e portugueses", in VIII Congr.o Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, Universidade de Coimbra, 2004
Exportar BibTeX
@inproceedings{cabecinhas2004_1713950846119,
	author = "Cabecinhas, R. and Amâncio, L.",
	title = "Estereótipos sociais e assimetria simbólica: três estudos com jovens angolanos e portugueses",
	booktitle = "VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais",
	year = "2004",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "Universidade de Coimbra",
	address = "Coimbra",
	organization = "Centro de Estudos Sociais"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Estereótipos sociais e assimetria simbólica: três estudos com jovens angolanos e portugueses
T2  - VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
AU  - Cabecinhas, R.
AU  - Amâncio, L.
PY  - 2004
CY  - Coimbra
AB  - A maior parte da pesquisa sobre estereótipos sociais tem sistematicamente privilegiado a perspectiva do grupo dominante, ignorando a perspectiva dos grupos minoritários, alvos de discriminação. Nesta investigação tentámos ultrapassar essa limitação, realizando três estudos em que participaram tanto membros do grupo maioritário - os portugueses - como membros de um grupo minoritário - os angolanos. A escolha dos angolanos deveu-se ao facto de este ser o segundo maior grupo de origem africana em termos numéricos em Portugal e constituir um grupo de imigração mais recente e menos estudo do que os cabo-verdianos (primeiro grupo em termos numéricos e com várias gerações em Portugal; Saint-Maurice, 1997). Na nossa perspectiva, os estereótipos sociais são representações subjectivas e socialmente partilhadas, sobre as características e os comportamentos de grupos humanos, estratificados segundo critérios socialmente valorizados, e traduzindo uma determinada ordem nas relações intergrupais (Cabecinhas, 2002; Tajfel, 1981/1983). Nesta comunicação apresentamos três estudos em que participaram estudantes portugueses e estudantes angolanos residentes em Portugal, com o objectivo de analisar os estereótipos dos jovens sobre o seu próprio grupo (auto-estereótipo) e sobre o grupo dos outros (hetero-estereótipo). 
ER  -