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Soares, S., Jerónimo, R., Kolinsky, R.  & Morais, J. (2018). Porque aprendemos melhor ciência através de narrativas?. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação.
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S. A. Soares et al.,  "Porque aprendemos melhor ciência através de narrativas?", in XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa , 2018
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TY  - CPAPER
TI  - Porque aprendemos melhor ciência através de narrativas?
T2  - XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
AU  - Soares, S.
AU  - Jerónimo, R.
AU  - Kolinsky, R. 
AU  - Morais, J.
PY  - 2018
CY  - Lisboa 
AB  - A literacia científica e os obstáculos ao ensino de ciência constituem temas de grande relevância para a Psicologia e para a Educação. Estudos têm demonstrado (e.g., Arya & Maul, 2012; Hadzigeorgiou et al., 2012) que a apresentação de conteúdos científicos em formato narrativo literário, comparativamente ao expositivo, promove uma melhor aprendizagem. No entanto, os processos cognitivos envolvidos nesta influência permanecem pouco investigados. Neste projecto de doutoramento propomo-nos a investigar o papel que funções executivas (FE; nomeadamente: actualização da memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e planeamento), capacidade inferencial, e teoria da mente (ToM) desempenham na aprendizagem de ciência em diferentes formatos. Participantes adultos lerão textos científicos escritos em formato narrativo literário ou expositivo e executarão, simultaneamente, tarefas que recrutam as FE e ToM mencionadas (dual task paradigm). No final serão aplicadas medidas de aprendizagem e de geração de inferências. Serão também recolhidas medidas electrofisiológicas. Para adicionalmente examinar o papel específico que as FE, capacidade inferencial e ToM desempenham na aprendizagem de conteúdos científicos nos diferentes formatos, será realizado um estudo com grupos etários que estão a desenvolver estas capacidades. Participantes do 5º e 10º anos completarão tarefas que avaliam as capacidades referidas e lerão, seguidamente, textos científicos escritos em formato narrativo literário ou expositivo. No final completarão medidas de aprendizagem e serão realizadas análises de mediação e moderação. Com este projecto espera-se contribuir para a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de ciência em diferentes formatos e para a construção de metodologias de aprendizagem mais eficientes e cientificamente informadas.
ER  -