Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Porque aprendemos melhor ciência através de narrativas?
Título Evento
XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
A literacia científica e os obstáculos ao ensino de ciência constituem temas de grande relevância para a Psicologia e para a Educação. Estudos têm demonstrado (e.g., Arya & Maul, 2012; Hadzigeorgiou et al., 2012) que a apresentação de conteúdos científicos em formato narrativo literário, comparativamente ao expositivo, promove uma melhor aprendizagem. No entanto, os processos cognitivos envolvidos nesta influência permanecem pouco investigados. Neste projecto de doutoramento propomo-nos a investigar o papel que funções executivas (FE; nomeadamente: actualização da memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e planeamento), capacidade inferencial, e teoria da mente (ToM) desempenham na aprendizagem de ciência em diferentes formatos. Participantes adultos lerão textos científicos escritos em formato narrativo literário ou expositivo e executarão, simultaneamente, tarefas que recrutam as FE e ToM mencionadas (dual task paradigm). No final serão aplicadas medidas de aprendizagem e de geração de inferências. Serão também recolhidas medidas electrofisiológicas. Para adicionalmente examinar o papel específico que as FE, capacidade inferencial e ToM desempenham na aprendizagem de conteúdos científicos nos diferentes formatos, será realizado um estudo com grupos etários que estão a desenvolver estas capacidades. Participantes do 5º e 10º anos completarão tarefas que avaliam as capacidades referidas e lerão, seguidamente, textos científicos escritos em formato narrativo literário ou expositivo. No final completarão medidas de aprendizagem e serão realizadas análises de mediação e moderação. Com este projecto espera-se contribuir para a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de ciência em diferentes formatos e para a construção de metodologias de aprendizagem mais eficientes e cientificamente informadas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Literacia científica,Aprendizagem de ciência,Funções cognitivas
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Línguas e Literaturas - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
PD/BD/PD/BD/135345/2017 | FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia |
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.