Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Segurado, T., Amante, M. J. & Inácio, A. (2018). Informação estatística e tomada de decisão numa  Biblioteca do Ensino Superior. 13.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Exportar Referência (IEEE)
T. M. Segurado et al.,  "Informação estatística e tomada de decisão numa  Biblioteca do Ensino Superior", in 13.º Congr.o Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 2018
Exportar BibTeX
@misc{segurado2018_1714159057675,
	author = "Segurado, T. and Amante, M. J. and Inácio, A.",
	title = "Informação estatística e tomada de decisão numa  Biblioteca do Ensino Superior",
	year = "2018"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Informação estatística e tomada de decisão numa  Biblioteca do Ensino Superior
T2  - 13.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
AU  - Segurado, T.
AU  - Amante, M. J.
AU  - Inácio, A.
PY  - 2018
CY  - Fundão
AB  - O trabalho de um gestor, independentemente do seu nível hierárquico, implica sempre tomar decisões relacionadas diretamente com a sua área de trabalho, que podem ser decisões de rotina ou decisões que resultam de situações inesperadas de maior ou menor complexidade.
Num processo de tomada de decisão, a informação ou os dados são a matéria-prima que os gestores têm de manusear para tomar decisões sendo, por isso, a base de todo o processo decisório. A forma de recolha, bem como a informação recolhida, difere em cada ambiente organizacional e a mesma só se torna útil depois de trabalhada e apresentada num formato adequado que permita ao gestor utilizá-la no âmbito das suas funções. 
Este paper tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido na Biblioteca do ISCTE-IUL no que respeita à recolha e tratamento de dados estatísticos e à sua utilização na tomada de decisão quer ao nível do Serviço quer dos próprios órgãos de gestão da Instituição. É igualmente apresentado um paralelismo com os indicadores incluídos na Norma ISO 2789:2013 e os propostos pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior.

ER  -