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Henriques, S., Gaspar, M. I. & Massano, M. L. (2018). Supervisão no ensino superior online: que práticas?. Revista Portuguesa de Pedagogia. 52 (1), 27-41
S. A. Henriques et al., " Supervisão no ensino superior online: que práticas?", in Revista Portuguesa de Pedagogia, vol. 52, no. 1, pp. 27-41, 2018
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TY - JOUR TI - Supervisão no ensino superior online: que práticas? T2 - Revista Portuguesa de Pedagogia VL - 52 IS - 1 AU - Henriques, S. AU - Gaspar, M. I. AU - Massano, M. L. PY - 2018 SP - 27-41 SN - 0870-418X DO - 10.14195/1647-8614_52-1_2 AB - Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando‑se subsídios sobre esta temática. ER -