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Henriques, S., Gaspar, M. I. & Massano, M. L. (2018).  Supervisão no ensino superior online: que práticas?. Revista Portuguesa de Pedagogia. 52 (1), 27-41
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S. A. Henriques et al.,  " Supervisão no ensino superior online: que práticas?", in Revista Portuguesa de Pedagogia, vol. 52, no. 1, pp. 27-41, 2018
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@article{henriques2018_1713965235781,
	author = "Henriques, S. and Gaspar, M. I. and Massano, M. L.",
	title = " Supervisão no ensino superior online: que práticas?",
	journal = "Revista Portuguesa de Pedagogia",
	year = "2018",
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	doi = "10.14195/1647-8614_52-1_2",
	pages = "27-41"
}
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TY  - JOUR
TI  -  Supervisão no ensino superior online: que práticas?
T2  - Revista Portuguesa de Pedagogia
VL  - 52
IS  - 1
AU  - Henriques, S.
AU  - Gaspar, M. I.
AU  - Massano, M. L.
PY  - 2018
SP  - 27-41
SN  - 0870-418X
DO  - 10.14195/1647-8614_52-1_2
AB  - Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios  de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando‑se subsídios sobre esta temática.
ER  -