Artigo em revista científica
Supervisão no ensino superior online: que práticas?
Susana Henriques (Henriques, S.); Maria Ivone Gaspar (Gaspar, M. I.); Maria Lúcia Ramos Massano (Massano, M. L.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Pedagogia
Ano
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando‑se subsídios sobre esta temática.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Supervisão pedagógica online,Desenvolvimento profissional docente no ensino superior,Cenários digitais de ensino e aprendizagem,Colaboração
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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