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Seabra, T., Carvalho, H. & Ávila, P. (2018). A composição social da escola enquanto produtora de sucesso escolar: os resultados a matemática dos alunos descendentes de imigrantes no 4º ano de escolaridade  . X Congresso Português de Sociologia.
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T. D. Almeida et al.,  "A composição social da escola enquanto produtora de sucesso escolar: os resultados a matemática dos alunos descendentes de imigrantes no 4º ano de escolaridade  ", in X Congr.o Português de Sociologia, Covilhã, 2018
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TY  - CPAPER
TI  - A composição social da escola enquanto produtora de sucesso escolar: os resultados a matemática dos alunos descendentes de imigrantes no 4º ano de escolaridade  
T2  - X Congresso Português de Sociologia
AU  - Seabra, T.
AU  - Carvalho, H.
AU  - Ávila, P.
PY  - 2018
CY  - Covilhã
AB  - O interesse científico pelo efeito da composição da escola sobre o desempenho dos estudantes tem já
algumas décadas (desde o estudo pioneiro da equipa de Coleman, publicado em 1968) e intensificou-se no
presente século, como prova a crescente produção com origem num conjunto muito diversificado de países
(Cervini, 2006; Szulkin & Jonsson, 2007; Dumay & Dupriez (2008); Van Houtte & Stevens, 2009; Jensen &
Rasmussen, 2011; Agirdag, Van Houtte & Van Avermaet, 2012, entre outros). Tendo o objetivo de colmatar
parcialmente a escassez de estudos nacionais sobre esta temática, pretendemos identificar que efeito
produz a composição (social e étnica) da escola nos resultados dos alunos a matemática, tendo controlado o
efeito de outras variáveis de ordem individual e sociocultural que sabemos produzirem efeitos nesses
mesmos resultados. Serão esses efeitos extensíveis a todos os grupos de alunos ou apenas a alguns,
nomeadamente com origens nacionais específicas? Poderá um aluno de origem imigrante ver os seus
resultados a matemática afetados pela composição social e étnica da sua escola, depois de controlado o
efeito da sua condição socioeconómica, do género e da trajetória escolar nesses resultados?
Para responder a estas questões, foi realizada uma pesquisa sustentada por uma extensa base de dados
(23 143 alunos e 522 escolas públicas) contendo os resultados obtidos a matemática pelos alunos do 4º ano
de escolaridade das escolas da Área Metropolitana nos exames do 2014-15 e a informação relativa ao seu
perfil sociocultural e académico. Foi desenvolvida uma análise multinível, considerando a nível individual o
sexo, o trajeto escolar, a condição socioeconómica da família e a origem nacional dos estudantes e a nível
da escola, a sua composição étnica (proporção de alunos com origem imigrante) e a sua composição social.
Esta análise foi complementada pelo estudo do efeito de moderação da composição étnica e social da
escola nos resultados obtidos pelos alunos.
Como conclusões principais, verificou-se que i) o efeito da composição social das escolas é mais relevante
do que o efeito da composição étnica para explicar o desempenho dos alunos, ii) a composição social da
escola tem um efeito moderador significativo entre a origem nacional dos estudantes (não imigrantes versus
PALOP) e a sua realização nos exames de matemática e iii) os alunos com origem nos PALOP beneficiam
mais do que os restantes alunos do facto de frequentarem escolas com um nível social médio mais elevado.
ER  -