Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho, H., Tavares, I., Capucha, Luís, Roldão, C., Capucha, A., Martins, SC...Sebastião, João (2018). A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
H. M. Carvalho et al.,  "A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal", in X Congr.o Português de Sociologia, Covilhã, 2018
Exportar BibTeX
@misc{carvalho2018_1713630509050,
	author = "Carvalho, H. and Tavares, I. and Capucha, Luís and Roldão, C. and Capucha, A. and Martins, SC and Sebastião, João",
	title = "A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal",
	year = "2018"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal
T2  - X Congresso Português de Sociologia
AU  - Carvalho, H.
AU  - Tavares, I.
AU  - Capucha, Luís
AU  - Roldão, C.
AU  - Capucha, A.
AU  - Martins, SC
AU  - Sebastião, João
PY  - 2018
CY  - Covilhã
AB  - A presente comunicação resulta do Estudo Prospetivo Sobre a Dimensão das Turmas do Ensino Básico e Secundário, no qual se analisa o impacto que a dimensão de turma poderá ter nos resultados escolares dos alunos, testados nesta proposta através dos resultados obtidos em Português e em Matemática. De certa forma, retoma, para a realidade portuguesa, questões que desde a década de 80 têm vindo a ser pensados através de projetos pioneiros como o STAR-Student-Teacher Achievement Ratio, SAGE-Student Achievement Guarantee in Education e muitos outros que têm colocado na agenda das políticas públicas e da sociologia da educação o efeito da “dimensão de turma” ou do “rácio professor-aluno” nos resultados escolares dos estudantes. A literatura demonstra que se trata de uma questão complexa, pelos múltiplos fatores intervenientes e pelos diferentes ângulos de análise possíveis, e politicamente controversa, nomeadamente pelas consequências sobretudo ao nível financeiro e da contratação de professores.
A proposta que aqui se apresenta parte da análise estatística dos dados oficiais relativos  aos estudantes do ensino básico no ano letivo 2014/15,  através de uma análise multinível. Para dar conta do efeito específico da “dimensão de turma” nas desigualdades perante os resultados escolares,  foram consideradas características socioeconómicas, étnico-nacionais e de percurso escolar (resultados, orientações e etapa escolar) dos alunos das turmas. Assim, pretende-se compreender o efeito da dimensão da turma nos resultados escolares, após controlados os diversos fatores..
Os resultados da análise tendem a evidenciar o impacto da dimensão de turma no desempenho escolar dos alunos, sendo que, em termos gerais, turmas tendencialmente mais reduzidas contribuem para melhores resultados. É também de relevo que o impacto da dimensão de turma seja crescente consoante se avança nos anos escolares. Estas são conclusões que não convergem totalmente com os resultados a que alguns estudos internacionais têm chegado, embora estes partam muitas vezes de metodologias e contextos dificilmente comparáveis com os que este estudo abordou. A análise permitiu evidenciar que, para além da dimensão de turma, a composição socioeconómica e académica desta influencia o desempenho escolar dos alunos.

ER  -