Comunicação em evento científico
A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal
Helena Carvalho (Carvalho, H.); Inês Tavares (Tavares, I.); Luís Capucha (Capucha, Luís); Cristina Roldão (Roldão, C.); Ana Rita Capucha (Capucha, A.); Susana da Cruz Martins (Martins, SC); João Sebastião (Sebastião, João); et al.
Título Actas Evento
X Congresso Português de Sociologia
Ano
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
A presente comunicação resulta do Estudo Prospetivo Sobre a Dimensão das Turmas do Ensino Básico e Secundário, no qual se analisa o impacto que a dimensão de turma poderá ter nos resultados escolares dos alunos, testados nesta proposta através dos resultados obtidos em Português e em Matemática. De certa forma, retoma, para a realidade portuguesa, questões que desde a década de 80 têm vindo a ser pensados através de projetos pioneiros como o STAR-Student-Teacher Achievement Ratio, SAGE-Student Achievement Guarantee in Education e muitos outros que têm colocado na agenda das políticas públicas e da sociologia da educação o efeito da “dimensão de turma” ou do “rácio professor-aluno” nos resultados escolares dos estudantes. A literatura demonstra que se trata de uma questão complexa, pelos múltiplos fatores intervenientes e pelos diferentes ângulos de análise possíveis, e politicamente controversa, nomeadamente pelas consequências sobretudo ao nível financeiro e da contratação de professores. A proposta que aqui se apresenta parte da análise estatística dos dados oficiais relativos aos estudantes do ensino básico no ano letivo 2014/15, através de uma análise multinível. Para dar conta do efeito específico da “dimensão de turma” nas desigualdades perante os resultados escolares, foram consideradas características socioeconómicas, étnico-nacionais e de percurso escolar (resultados, orientações e etapa escolar) dos alunos das turmas. Assim, pretende-se compreender o efeito da dimensão da turma nos resultados escolares, após controlados os diversos fatores.. Os resultados da análise tendem a evidenciar o impacto da dimensão de turma no desempenho escolar dos alunos, sendo que, em termos gerais, turmas tendencialmente mais reduzidas contribuem para melhores resultados. É também de relevo que o impacto da dimensão de turma seja crescente consoante se avança nos anos escolares. Estas são conclusões que não convergem totalmente com os resultados a que alguns estudos internacionais têm chegado, embora estes partam muitas vezes de metodologias e contextos dificilmente comparáveis com os que este estudo abordou. A análise permitiu evidenciar que, para além da dimensão de turma, a composição socioeconómica e académica desta influencia o desempenho escolar dos alunos.
Palavras-chave
dimensão de turma,desigualdades sociais,desigualdades escolares,políticas de educação