Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Stoleroff, A. (1988). Sindicalismo e relações industriais em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas. 4, 147-164
Exportar Referência (IEEE)
A. D. Stoleroff,  "Sindicalismo e relações industriais em Portugal", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 4, pp. 147-164, 1988
Exportar BibTeX
@article{stoleroff1988_1711637057549,
	author = "Stoleroff, A.",
	title = "Sindicalismo e relações industriais em Portugal",
	journal = "Sociologia, Problemas e Práticas",
	year = "1988",
	volume = "",
	number = "4",
	pages = "147-164",
	url = "https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Sindicalismo e relações industriais em Portugal
T2  - Sociologia, Problemas e Práticas
IS  - 4
AU  - Stoleroff, A.
PY  - 1988
SP  - 147-164
SN  - 0873-6529
UR  - https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp
AB  - O objectivo deste artigo é explorar algumas razões da falta de desenvolvimento de sistemas institucionalizados de relações industriais nas empresas e nas organizações portuguesas. Apresenta-se algumas hipóteses de explicação da "anomalia" que o caso português constitui em relação ao modelo "paradigmático" de sistemas de relações industriais, elaborado pela sociologia política nos países industrializados avançados. Em Portugal é preciso distinguir entre indicadores duma institucionalização extensiva formal das regras da regulação das relações industriais e a sua fraca institucionalização qualitativa. O "subdesenvolvimento" relativo da estrutura económica e social não explica suficientemente o carácter sui generis das relações industriais em Portugal. Por um lado salienta-se a importância da incerteza política bem como a económica. Por outro, a forma da politização do sindicalismo, isto é, a sua instrumentalização partidária, sendo em parte resposta estratégica à incerteza, é vista como um impedimento à emergência dum sistema de relações industriais correspondentes ao modelo.
ER  -