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Malet Calvo, D. (2018). O significado da ‘Experiencia Erasmus’: adaptações, conflitos e sociabilidades dos estudantes Erasmus em Lisboa. In Renata de Sá Gonçalves, Lígia Ferro (Ed.), Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil. (pp. 197-216). Rio de Janeiro: Mauad Editora.
D. M. Calvo, "O significado da ‘Experiencia Erasmus’: adaptações, conflitos e sociabilidades dos estudantes Erasmus em Lisboa", in Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil, Renata de Sá Gonçalves, Lígia Ferro, Ed., Rio de Janeiro, Mauad Editora, 2018, pp. 197-216
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TY - CHAP TI - O significado da ‘Experiencia Erasmus’: adaptações, conflitos e sociabilidades dos estudantes Erasmus em Lisboa T2 - Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil AU - Malet Calvo, D. PY - 2018 SP - 197-216 CY - Rio de Janeiro AB - Os estudantes Erasmus são reconhecidos como atores sociais incontorná-veis, não só pelo projeto político da União Europeia, como pela sua condição de seres urbanos, uma classe social distinguida de produtores e consumidores de cultura urbana, responsáveis pela mobilização de setores econômicos muito diferentes. Os estudantes Erasmus participam simultaneamente na economia do conhecimento (enquanto estudantes), na economia da viagem (enquan-to estrangeiros) e na economia do lazer (enquanto jovens). Os seus estilos de vida são fulcrais para compreender inúmeras dinâmicas de transformação urbana na Europa, desde o chamado “turismo acadêmico” (RODRÍGUEZ et al., 2012) até a studentification (SMITH, 2005), como veremos depois. Ainda, como membros do mundo universitário (potenciais produtores e consumi-dores de cultura) numa Europa centrada na “Economia do Conhecimento”, estão no centro do sistema de produção que alguns autores chamaram capita-lismo cognitivo-cultural (SCOTT, 2014; WYLY, 2015) ER -
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