Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Carvalho da Silva, V. (2018). Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal . VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação .
V. P. Silva, "Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal ", in VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação , Braga, 2018
@misc{silva2018_1732368961694, author = "Carvalho da Silva, V.", title = "Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal ", year = "2018" }
TY - CPAPER TI - Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal T2 - VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação AU - Carvalho da Silva, V. PY - 2018 CY - Braga AB - A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias. Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos. Metodologicamente orientada por uma abordagem mixed method, a pesquisa incide nos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A combinação das análises quantitativas/qualitativas visa colmatar o défice de conhecimento sociológico sobre este fenómeno. Mapeando-o socialmente e captando a sua diversidade ao nível das práticas e dos contextos, elaborar-se-á uma tipologia que distinga diferentes perfis deste segmento da população (análise extensiva). Esta tipologia elucidará a seleção/realização das entrevistas biográficas (análise intensiva), que permitirão identificar o património de disposições e reflexividades destes adultos em torno da aprendizagem ao longo da vida. ER -