Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho da Silva, V. (2018). Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal . VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação .
Exportar Referência (IEEE)
V. P. Silva,  "Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal ", in VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação , Braga, 2018
Exportar BibTeX
@misc{silva2018_1732368961694,
	author = "Carvalho da Silva, V.",
	title = "Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal ",
	year = "2018"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal 
T2  - VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação 
AU  - Carvalho da Silva, V.
PY  - 2018
CY  - Braga
AB  - A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias. Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos. 
Metodologicamente orientada por uma abordagem mixed method, a pesquisa incide nos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A combinação das análises quantitativas/qualitativas visa colmatar o défice de conhecimento sociológico sobre este fenómeno. Mapeando-o socialmente e captando a sua diversidade ao nível das práticas e dos contextos, elaborar-se-á uma tipologia que distinga diferentes perfis deste segmento da população (análise extensiva). Esta tipologia elucidará a seleção/realização das entrevistas biográficas (análise intensiva), que permitirão identificar o património de disposições e reflexividades destes adultos em torno da aprendizagem ao longo da vida.

ER  -