Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal
Título Evento
VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias. Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos.
Metodologicamente orientada por uma abordagem mixed method, a pesquisa incide nos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A combinação das análises quantitativas/qualitativas visa colmatar o défice de conhecimento sociológico sobre este fenómeno. Mapeando-o socialmente e captando a sua diversidade ao nível das práticas e dos contextos, elaborar-se-á uma tipologia que distinga diferentes perfis deste segmento da população (análise extensiva). Esta tipologia elucidará a seleção/realização das entrevistas biográficas (análise intensiva), que permitirão identificar o património de disposições e reflexividades destes adultos em torno da aprendizagem ao longo da vida.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Disposições,reflexividade,aprendizagem ao longo da vida (ALV),desigualdades sociais