Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Marques Alves, P., Botelho, M.C. & Martins, Lucinéia Scremin (2018). Feminização do emprego público e sub-representação das mulheres nas estruturas de decisão dos sindicatos. X Congresso Português de Sociologia – Na Era da “Pós-verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo.
Exportar Referência (IEEE)
P. J. Alves et al.,  "Feminização do emprego público e sub-representação das mulheres nas estruturas de decisão dos sindicatos", in X Congr.o Português de Sociologia – Na Era da “Pós-verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo, Covilhã, 2018
Exportar BibTeX
@misc{alves2018_1714153822177,
	author = "Marques Alves, P. and Botelho, M.C. and Martins, Lucinéia Scremin",
	title = "Feminização do emprego público e sub-representação das mulheres nas estruturas de decisão dos sindicatos",
	year = "2018",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Feminização do emprego público e sub-representação das mulheres nas estruturas de decisão dos sindicatos
T2  - X Congresso Português de Sociologia – Na Era da “Pós-verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
AU  - Marques Alves, P.
AU  - Botelho, M.C.
AU  - Martins, Lucinéia Scremin
PY  - 2018
CY  - Covilhã
AB  - O sindicalismo nasceu andro-centrado, adotando uma atitude sexista de exclusão das mulheres do mercado de trabalho e dos sindicatos. Ela rapidamente se tornou dominante e acabou por orientar durante muito tempo a estratégia sindical face às mulheres. Contudo, a sua crescente inserção no mercado de trabalho levou o movimento sindical a alterar essa estratégia visando a sindicalização. Isso traduziu-se no aumento da sua proporção nos efetivos sindicais, sem que se tenha verificado um correspondente crescimento do peso nas estruturas de decisão. Este artigo resulta de uma pesquisa sobre 102 sindicatos com jurisdição na administração pública. Realizámos uma análise documental incidindo nos dados estatísticos produzidos pelos serviços da administração pública e nas fichas biográficas dos dirigentes dos sindicatos onde houve eleições no último quadriénio. Concluímos ser a sub-representação transversal e que mesmo nos ramos ou profissões altamente feminizadas isso não é garantia de que se verifique uma adequada representação das mulheres.
ER  -