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Mateus, S., Pinho, Filipa & Amaral, P. (2018). Vozes marginais: o envolvimento de jovens com percursos de abandono e insucesso escolar na investigação qualitativa em educação. Laboratório de Inovação CIES-IUL “Os Desafios da investigação: Questões de método, dilemas éticos e problemas políticos” .
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S. C. Gomes et al.,  "Vozes marginais: o envolvimento de jovens com percursos de abandono e insucesso escolar na investigação qualitativa em educação", in Laboratório de Inovação CIES-IUL “Os Desafios da investigação: Questões de método, dilemas éticos e problemas políticos” , Lisboa, 2018
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	author = "Mateus, S. and Pinho, Filipa and Amaral, P.",
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TY  - CPAPER
TI  - Vozes marginais: o envolvimento de jovens com percursos de abandono e insucesso escolar na investigação qualitativa em educação
T2  - Laboratório de Inovação CIES-IUL “Os Desafios da investigação: Questões de método, dilemas éticos e problemas políticos” 
AU  - Mateus, S.
AU  - Pinho, Filipa
AU  - Amaral, P.
PY  - 2018
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/noticias/1423/desafios-investigacao-questoes-de-metodo-dilemas-eticos-problemas-politicos
AB  - Nesta apresentação, centrada nas questões éticas e políticas inerentes ao processo de investigação, discutir-se-á o processo metodológico e os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre causas e processos de abandono escolar, realizada em 2017 na Amadora, no âmbito do projeto europeu Below 10 (Erasmus +). Neste estudo envolveram-se cerca de 30 jovens através do recurso a grupos focais e entrevistas, realizados dentro e fora das instalações escolares. Tratam-se de jovens que abandonaram a escola precocemente, que estão em risco de a abandonar, ou que têm percursos marcados pelo insucesso, habitualmente afastados dos processos de consulta escolar e política, e pouco presentes nos estudos em educação. Aqui foram convidados a assumir o papel de “especialistas” e co-produtores de conhecimento. Nesta condição, esboçaram soluções e ofereceram insights sobre o tema de pesquisa, evidenciando simultaneamente a natureza sistémica do abandono precoce e os processos complexos que marcam a trajetória escolar e a biografia dos alunos até ao momento do abandono, e para além do mesmo. O processo de acesso, envolvimento e participação destes jovens particularmente vulneráveis será problematizado, endereçando questões como o papel dos gatekeepers ou a distribuição de poder no campo educacional. 
ER  -