Comunicação em evento científico
Vozes marginais: o envolvimento de jovens com percursos de abandono e insucesso escolar na investigação qualitativa em educação
Sandra Mateus (Mateus, S.); Filipa Pinho (Pinho, Filipa); Patrícia Amaral (Amaral, P.);
Título Evento
Laboratório de Inovação CIES-IUL “Os Desafios da investigação: Questões de método, dilemas éticos e problemas políticos”
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-14 07:21)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Nesta apresentação, centrada nas questões éticas e políticas inerentes ao processo de investigação, discutir-se-á o processo metodológico e os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre causas e processos de abandono escolar, realizada em 2017 na Amadora, no âmbito do projeto europeu Below 10 (Erasmus +). Neste estudo envolveram-se cerca de 30 jovens através do recurso a grupos focais e entrevistas, realizados dentro e fora das instalações escolares. Tratam-se de jovens que abandonaram a escola precocemente, que estão em risco de a abandonar, ou que têm percursos marcados pelo insucesso, habitualmente afastados dos processos de consulta escolar e política, e pouco presentes nos estudos em educação. Aqui foram convidados a assumir o papel de “especialistas” e co-produtores de conhecimento. Nesta condição, esboçaram soluções e ofereceram insights sobre o tema de pesquisa, evidenciando simultaneamente a natureza sistémica do abandono precoce e os processos complexos que marcam a trajetória escolar e a biografia dos alunos até ao momento do abandono, e para além do mesmo. O processo de acesso, envolvimento e participação destes jovens particularmente vulneráveis será problematizado, endereçando questões como o papel dos gatekeepers ou a distribuição de poder no campo educacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Metodologia qualitativa,Educação,Desigualdades,Abandono escolar