Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Kessel, C. (2001). A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Exportar Referência (IEEE)
C. Kessel,  A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio, 1 ed., Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2001
Exportar BibTeX
@book{kessel2001_1714113795873,
	author = "Kessel, C.",
	title = "",
	year = "2001",
	editor = "",
	volume = "1",
	number = "",
	series = "Coleção Memória Carioca",
	edition = "1",
	publisher = "Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro",
	address = "Rio de Janeiro",
	url = "http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204430/4101436/a_vitrine_e_o_espelho.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - BOOK
TI  - A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio
VL  - 1
AU  - Kessel, C.
PY  - 2001
CY  - Rio de Janeiro
UR  - http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204430/4101436/a_vitrine_e_o_espelho.pdf
AB  - Este trabalho acompanha duas trajetórias: a do engenheiro e professor Carlos Sampaio, que viria a se tornar prefeito do Rio de Janeiro entre 1920 e 1922, e a da cidade que ele governou, no periodo maior compreendido entre 1875 e 1930. 
Personagem emblemático da geração de grandes engenheiros que se constituiram nos agentes das reformas urbanas, Carlos Sampaio esteve presente junto a Vieira Souto, Paulo de Frontin e Pereira Passos nas discussões e iniciativas que marcaram a época: o arrasamento do morro do Senado, o episódio da “Água em seis dias”, a fundação do Clube de Engenharia, a construção do novo porto, a demolição do “Cabeça de Porco”, a abertura da Avenida Rio Branco, o arrasamento do Morro do Castelo, a Exposição de 1922, o Plano Agache e muitas outras.
A participação de Carlos Sampaio nos grandes empreendimentos que mudaram radicalmente a paisagem urbana carioca e a vida de seus habitantes é analisada a partir de uma extensa produção textual que permite deslindar a sua visão do mundo e da cidade. Esta visão, que revela um universo mental profundamente influenciado pelo ideário da medicina social e pelo fascínio do progresso técnico, é essencial para a compreensão dos embates e realizações que marcaram o papel de Carlos Sampaio na história da evolução urbana do Rio de Janeiro.
ER  -