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Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J....Ponces de Carvalho, A. (2018). Educar para a preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos através da Ciência Cidadã. 6.º Congresso SciComPT, 2018, Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência, 10-12 Outubro.
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C. M. Luís et al.,  "Educar para a preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos através da Ciência Cidadã", in 6.º Congr.o SciComPT, 2018, Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência, 10-12 Outubro, Figueira de Castelo Rodrigo, 2018
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@misc{luís2018_1713509912667,
	author = "Luís, C. and Monteiro, A. and Cartaxana, A. and Boaventura, D. and Neves, A.T. and Santos, J. and Colares Pereira, P. and Caldeira, M.F. and Ponces de Carvalho, A.",
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	year = "2018"
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TY  - CPAPER
TI  - Educar para a preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos através da Ciência Cidadã
T2  - 6.º Congresso SciComPT, 2018, Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência, 10-12 Outubro
AU  - Luís, C.
AU  - Monteiro, A.
AU  - Cartaxana, A.
AU  - Boaventura, D.
AU  - Neves, A.T.
AU  - Santos, J.
AU  - Colares Pereira, P.
AU  - Caldeira, M.F.
AU  - Ponces de Carvalho, A.
PY  - 2018
CY  - Figueira de Castelo Rodrigo
AB  - Num cenário de alterações climáticas, importa consciencializar a sociedade para a necessidade de garantir a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e de proteger a biodiversidade ali existente. Muitas vezes referida como uma forma de contribuir para a educação científica, para a conservação da natureza, e para aproximar a ciência da sociedade, a ciência cidadã é uma prática de enorme crescimento ao longo da última década. Neste contexto, surgiu o projeto EduMar (Educar para o Mar) com o objetivo de educar e sensibilizar alunos do ensino básico (1º e 2º ciclo) para a preservação do mar e dos seus recursos através da ciência cidadã. Mais de 300 alunos participaram num conjunto de atividades científicas interdisciplinares focadas na aprendizagem das causas e consequências das alterações climática nos ecossistemas da zona intertidal rochosa, adquirindo competências para identificar e registar um conjunto de espécies marinhas bioindicadoras e comuns do litoral rochoso numa plataforma online. Na praia das Avencas (Parede, Portugal), usando a aplicação Biodiversity4All/iNaturalist, os alunos registaram as espécies selecionadas, reunindo dados que permitirão ajudar investigadores a melhor monitorizar a biodiversidade marinha costeira e entender como as alterações climáticas podem afetar essa biodiversidade. Apresentaremos dados recolhidos por esses alunos analisando a sua qualidade para fins de investigação. Partilharemos também as melhores práticas aprendidas para a possível implementação futura de projetos similares, que conjuguem a ciência cidadã com a educação científica e a preservação da biodiversidade.
ER  -