Comunicação em evento científico
Educar para a preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos através da Ciência Cidadã
Cristina Luís (Luís, C.); António Monteiro (Monteiro, A.); Alexandra Cartaxana (Cartaxana, A.); Diana Boaventura (Boaventura, D.); Ana Teresa Neves (Neves, A.T.); Jaime Santos (Santos, J.); Paula Colares Pereira (Colares Pereira, P.); Maria Filomena Caldeira (Caldeira, M.F.); António Ponces de Carvalho (Ponces de Carvalho, A.); et al.
Título Evento
6.º Congresso SciComPT, 2018, Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência, 10-12 Outubro
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-24 06:42)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Num cenário de alterações climáticas, importa consciencializar a sociedade para a necessidade de garantir a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e de proteger a biodiversidade ali existente. Muitas vezes referida como uma forma de contribuir para a educação científica, para a conservação da natureza, e para aproximar a ciência da sociedade, a ciência cidadã é uma prática de enorme crescimento ao longo da última década. Neste contexto, surgiu o projeto EduMar (Educar para o Mar) com o objetivo de educar e sensibilizar alunos do ensino básico (1º e 2º ciclo) para a preservação do mar e dos seus recursos através da ciência cidadã. Mais de 300 alunos participaram num conjunto de atividades científicas interdisciplinares focadas na aprendizagem das causas e consequências das alterações climática nos ecossistemas da zona intertidal rochosa, adquirindo competências para identificar e registar um conjunto de espécies marinhas bioindicadoras e comuns do litoral rochoso numa plataforma online. Na praia das Avencas (Parede, Portugal), usando a aplicação Biodiversity4All/iNaturalist, os alunos registaram as espécies selecionadas, reunindo dados que permitirão ajudar investigadores a melhor monitorizar a biodiversidade marinha costeira e entender como as alterações climáticas podem afetar essa biodiversidade. Apresentaremos dados recolhidos por esses alunos analisando a sua qualidade para fins de investigação. Partilharemos também as melhores práticas aprendidas para a possível implementação futura de projetos similares, que conjuguem a ciência cidadã com a educação científica e a preservação da biodiversidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ciência cidadã,Alterações climáticas,Biodiversidade marinha,Sustentabilidade,Educação
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SAICT-POL/23480/2016 FCT, LISBOA-01-0145- FEDER-023480/CENTRO-01-0145-FEDER-02348
SFRH/BGCT/106026/2015 FCT
SFRH/BPD/100511/2014 FCT