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Mateus, S. & Amaral, P. (2022). Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação. In José Augusto Palhares e Almerindo Janela Afonso (Ed.), Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas. (pp. 684-692). Braga: Universidade do Minho.
S. C. Gomes and P. N. Amaral, "Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação", in Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas, José Augusto Palhares e Almerindo Janela Afonso, Ed., Braga, Universidade do Minho, 2022, pp. 684-692
@inproceedings{gomes2022_1734855274428, author = "Mateus, S. and Amaral, P.", title = "Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação", booktitle = "Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas", year = "2022", editor = "José Augusto Palhares e Almerindo Janela Afonso", volume = "", number = "", series = "", pages = "684-692", publisher = "Universidade do Minho", address = "Braga", organization = "Universidade do Minho", url = "https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/76457" }
TY - CPAPER TI - Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação T2 - Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas AU - Mateus, S. AU - Amaral, P. PY - 2022 SP - 684-692 CY - Braga UR - https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/76457 AB - Neste trabalho discute-se o processo metodológico utilizado numa pesquisa qualitativa sobre causas e processos de abandono escolar precoce, realizada em 2017 numa cidade localizada na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do projeto europeu Below 10. Um dos objetivos originais da pesquisa foi dar voz às experiências diretas dos jovens sobre o insucesso e o abandono escolar. O envolvimento dos jovens e a realização de um processo de pesquisa mais crítico levaram os jovens a assumir o papel de especialistas, abordando questões de distribuição de poder no campo educacional. Cerca de 34 jovens com diferentes perfis, nomeadamente de abandono precoce, ou em risco de abandono, foram envolvidos em grupos focais e entrevistas. Como especialistas, os jovens foram convidados a esboçar soluções e oferecer insights sobre o tema da pesquisa. Este processo investigativo criou uma dinâmica de visibilidade, participação e consciencialização de jovens tendencialmente invisíveis e isolados na gestão do seu próprio insucesso. Foi possível recorrendo a técnicas consideradas clássicas, através de um conjunto de adaptações, princípios relacionais e ações por parte de investigadores e gatekeepers. ER -