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Mateus, S. & Amaral, P. (2022). Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação. In José Augusto Palhares e Almerindo Janela Afonso (Ed.), Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas. (pp. 684-692). Braga: Universidade do Minho.
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S. C. Gomes and P. N. Amaral,  "Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação", in Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas, José Augusto Palhares e Almerindo Janela Afonso, Ed., Braga, Universidade do Minho, 2022, pp. 684-692
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TY  - CPAPER
TI  - Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação
T2  - Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas
AU  - Mateus, S.
AU  - Amaral, P.
PY  - 2022
SP  - 684-692
CY  - Braga
UR  - https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/76457
AB  - Neste trabalho discute-se o processo metodológico utilizado numa pesquisa qualitativa
sobre causas e processos de abandono escolar precoce, realizada em 2017 numa cidade
localizada na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do projeto europeu Below 10.
Um dos objetivos originais da pesquisa foi dar voz às experiências diretas dos jovens
sobre o insucesso e o abandono escolar. O envolvimento dos jovens e a realização de
um processo de pesquisa mais crítico levaram os jovens a assumir o papel de
especialistas, abordando questões de distribuição de poder no campo educacional. Cerca
de 34 jovens com diferentes perfis, nomeadamente de abandono precoce, ou em risco de
abandono, foram envolvidos em grupos focais e entrevistas. Como especialistas, os
jovens foram convidados a esboçar soluções e oferecer insights sobre o tema da
pesquisa. Este processo investigativo criou uma dinâmica de visibilidade, participação e
consciencialização de jovens tendencialmente invisíveis e isolados na gestão do seu
próprio insucesso. Foi possível recorrendo a técnicas consideradas clássicas, através de
um conjunto de adaptações, princípios relacionais e ações por parte de investigadores e
gatekeepers.
ER  -