Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Afinal, quem são os especialistas? Jovens em abandono e em risco no papel de especialistas na investigação qualitativa em educação
Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea: livro de atas
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Neste trabalho discute-se o processo metodológico utilizado numa pesquisa qualitativa
sobre causas e processos de abandono escolar precoce, realizada em 2017 numa cidade
localizada na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do projeto europeu Below 10.
Um dos objetivos originais da pesquisa foi dar voz às experiências diretas dos jovens
sobre o insucesso e o abandono escolar. O envolvimento dos jovens e a realização de
um processo de pesquisa mais crítico levaram os jovens a assumir o papel de
especialistas, abordando questões de distribuição de poder no campo educacional. Cerca
de 34 jovens com diferentes perfis, nomeadamente de abandono precoce, ou em risco de
abandono, foram envolvidos em grupos focais e entrevistas. Como especialistas, os
jovens foram convidados a esboçar soluções e oferecer insights sobre o tema da
pesquisa. Este processo investigativo criou uma dinâmica de visibilidade, participação e
consciencialização de jovens tendencialmente invisíveis e isolados na gestão do seu
próprio insucesso. Foi possível recorrendo a técnicas consideradas clássicas, através de
um conjunto de adaptações, princípios relacionais e ações por parte de investigadores e
gatekeepers.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Metodologia qualitativa,Educação,Desigualdades,Juventude
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |