Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Pinto, P. F. & Matias, A. R. (2018). Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP. In Viviane Bagio Furtoso (Ed.), Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017. (pp. 362-370). Lisboa: SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira.
P. F. Pinto and A. R. Matias, "Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP", in Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017, Viviane Bagio Furtoso, Ed., Lisboa, SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2018, pp. 362-370
@inproceedings{pinto2018_1764918648550,
author = "Pinto, P. F. and Matias, A. R.",
title = "Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP",
booktitle = "Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017",
year = "2018",
editor = "Viviane Bagio Furtoso",
volume = "",
number = "",
series = "",
pages = "362-370",
publisher = "SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira",
address = "Lisboa",
organization = "SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira",
url = "http://www.siple.org.br/images/2019/ANAIS_SIPLE_2017.pdf"
}
TY - CPAPER TI - Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP T2 - Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017 AU - Pinto, P. F. AU - Matias, A. R. PY - 2018 SP - 362-370 CY - Lisboa UR - http://www.siple.org.br/images/2019/ANAIS_SIPLE_2017.pdf AB - Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos. ER -
Português