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Pinto, P. F. & Matias, A. R. (2018). Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP. In Viviane Bagio Furtoso (Ed.), Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017. (pp. 362-370). Lisboa: SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira.
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P. F. Pinto and A. R. Matias,  "Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP", in Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017, Viviane Bagio Furtoso, Ed., Lisboa, SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2018, pp. 362-370
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@inproceedings{pinto2018_1732199390947,
	author = "Pinto, P. F. and Matias, A. R.",
	title = "Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP",
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}
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TY  - CPAPER
TI  - Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP
T2  - Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017
AU  - Pinto, P. F.
AU  - Matias, A. R.
PY  - 2018
SP  - 362-370
CY  - Lisboa
UR  - http://www.siple.org.br/images/2019/ANAIS_SIPLE_2017.pdf
AB  - Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores,
na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos. 
ER  -