Publicação em atas de evento científico
Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP
Paulo Feytor Pinto (Pinto, P. F.); Ana Raquel Matias (Matias, A. R.);
Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017
Ano
2018
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Abstract/Resumo
Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Inclusão académica e social,Contextos específicos emergentes,Variantes nacionais do português
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados