Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP
Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017
Ano
2018
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Abstract/Resumo
Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores,
na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Inclusão académica e social,Contextos específicos emergentes,Variantes nacionais do português
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projetos Relacionados
Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):