Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
Descrição

O projeto parte de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, sobre inclusão académica de estudantes vindos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em duas instituições: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (2013) e ISCTE-IUL (2016).

Em ambos os diagnósticos, foi clara a necessidade de adotar estratégias e instrumentos de promoção da inclusão de estudantes internacionais dos PALOP, nomeadamente de produzir e testar materiais para aprofundar as suas competências linguístico-comunicativas para fins académicos e em diferentes variedades da língua portuguesa.

Por um lado, competências de compreensão oral e escrita do português europeu utilizado nas IES portuguesas; por outro, competências de produção de textos orais e escritos exigidos pela atividade académica em qualquer língua e respetivas variedades.

Projetos anteriores no ISCTE-IUL e noutras IES portuguesas têm apontado no mesmo sentido, mas sem o aprofundamento da problemática sociolinguística central neste projeto.

 

O projeto de investigação-ação parte de três pressupostos basilares:

1) O reconhecimento das variedades africanas da língua portuguesa, que constituem normas legítimas formalmente reconhecidas em 2010 pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (IILP-CPLP Plano de Ação de Brasília), assim como da diversidade dos repertórios linguístico-comunicativos específicos de cada estudante e dos contextos sociolinguísticos de cada país de origem;

2)  O imperativo de ter em conta as práticas escolares anteriores dos estudantes, ao longo de 12 anos de escolarização em português (língua primeira (L1) ou língua segunda (L2)), sob formas muito diferenciadas de desenvolvimento das competências linguístico-comunicativas, promovendo um conhecimento aprofundado sobre as diferenças entre os países de ensino escolar com o país dos estudos superiores;

3) A necessidade de identificar respostas abrangentes e eficientes de inclusão académica e social nas IES portuguesas face às especificidades dos estudantes internacionais falantes de normas africanas do português. Pretende-se assim contribuir para uma internacionalização mais eficaz e sustentável do ensino superior também em língua portuguesa, potenciando desta forma as redes internacionais implicadas.

 

Deste modo, prevê-se contribuir para a inclusão linguística e social dos estudantes internacionais africanos dos PALOP no contexto académico do ISCTE-IUL, estudantes-alvo cujo reconhecimento das variedades linguísticas é mais recente, a partir da realização de sete etapas de investigação:

(1)  Docência de uma unidade curricular (UC) de competências transversais em língua portuguesa, designada: “Português Académico", dirigida a estudantes internacionais dos PALOP, e inclusiva para os restantes estudantes, a funcionar desde maio de 2018, com isenção de propinas para os estudantes-alvo, sob a coordenação do Laboratório de Línguas e Competências Transversais (LLCT/ISCTE-IUL);

(2) Produção de um guião com materiais da UC “Português Académico" para docentes de língua, aplicáveis em IES portuguesas;

(3) Produção e funcionamento de um MOOC (Massive Open Online Course) para estudantes a partir do guião; 

(4) Produção de uma antologia de percursos/biografias escolares de estudantes internacionais dos PALOP da UC “Português Académico";

(5) Produção de uma brochura de orientações pedagógicas para docentes de IES portuguesas;

(6) Criação de uma bolsa de estudantes-mentores-facilitadores, com formação e acompanhamento, sob a coordenação do Serviço de Ação Social (SAS);

(7) Realização de eventos de disseminação dos resultados.

 

Equipa: 

Ana Raquel Matias (coordenação, CIES-IUL; ISCTE-IUL), Paulo Feytor Pinto (cocoordenação, CELGA/ILTEC; APEDI); Filomena Almeida (diretora do LLCT-IUL, coordenadora da UC); Teresa Seabra (CIES-IUL; ISCTE-IUL); Pedro Martins (Assistente de investigação, CIES-IUL, CELGA/ILTEC); Vera Rodrigues (CIES-IUL; ISCTE-IUL); Anna Monika Augustyniak (investigadora, CIES-IUL); Rosário Candeias (Diretora do SAS-IUL) e Bela Jardim (Técnica Superior do SAS-IUL), contando com a colaboração de um grupo de estudantes angolanos que deram o nome do projeto “Trovoada de Ideias”, o equivalente de brainstorming em português angolano.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Desigualdades, Migrações e Territórios Parceiro 2016-01-01 2020-12-31
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC) Portugal Parceiro 2016-01-01 2020-12-31
Associação de Professores para a Educação Intercultural (APEDI) Portugal Parceiro 2016-01-01 2020-12-31
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Ana Raquel Matias CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Coordenadora Global 2016-01-01 2020-12-31
Anna Augustyniak CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Investigadora 2018-03-01 2020-12-31
Pedro Martins CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Assistente de Investigação 2019-01-01 --
Teresa Seabra CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Investigadora 2016-01-01 2020-12-31
Vera Lúcia Lourenço Rodrigues CIES-IUL [Desigualdades, Migrações e Territórios] Assistente de Investigação 2019-04-01 --
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
OE2-INTEGRAÇÃO E MIGRAÇÃO LEGAL - OE2.ON3 Capacidade Contrato Alto Comissariado para as Migrações (ACM) Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) Portugal 34410.0 34410.0 2018-10-01 2018-10-01
Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
2016-01-01
2020-12-31