Outras publicações
Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior
Ana Raquel Matias (Matias, A.R.); Paulo Feytor Pinto (Pinto, P.F.); Vera Rodrigues (Rodrigues, V.); Teresa Seabra (Seabra, T.);
Título Revista/Livro/Outro
Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A brochura "Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior" resulta da análise de conteúdo dos oito grupos focais com estudantes, docentes e pessoal não docente no ensino superior, em formato A3 desdobrável, e em formato digital e papel (ver link). A variedade dos elementos constituintes e as suas múltiplas perspetivas permitiram uma visão ampla das problemáticas e questões relevantes no ensino superior, bem como uma abordagem mais concreta e incisiva sobre essas mesmas questões. A brochura é estruturada em três seções: • A DIVERSIDADE – pretendendo sensibilizar os docentes para os contextos sociolinguísticos e escolares de origem dos estudantes dos PALOP, nomeadamente, advertindo-os para a diversidade linguística e variedades africanas do português aí existente, para o impacto destas particularidades linguísticas no sistema de ensino e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação nestes países; • A DIVERSIFICAÇÃO - pretendendo sensibilizar os docentes para os diferentes instrumentos e medidas que podem implementar (seja na aprendizagem, na avaliação, como no acolhimento institucional geral), com intuito de responder às necessidades da diversidade de estudantes e de envolvimento de toda a turma, melhorando a comunicação em sala de aula; • A DIFERENCIAÇÃO - pretendendo sensibilizar os docentes, e especificamente os coordenadores de cursos de todos os ciclos do ensino superior, das possibilidade de aplicação de apoios tutoriais e institucionais existentes, que incluem medidas e instrumentos com vista à equidade tendo em conta as características específicas de cada estudante e grupo-alvo. De igual forma, focando na diferenciação de atividades como caminho possível para que todos os estudantes consigam responder ao que lhes é proposto e identificar-se com a comunidade académica. Inclusivamente, a brochura disponibiliza uma lista de respostas e apoios institucionalizadas, acessíveis a qualquer estudante e docente.
Agradecimentos/Acknowledgements
Todos os estudantes, docentes, pessoal não docente, e equipa do projeto, assim como à Neusa Trovoada, que concebeu o design.
Palavras-chave
Projetos Relacionados