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Matias, A.R., Pinto, P.F., Rodrigues, V. & Seabra, T. (2020). Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior. Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior.
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A. R. Matias et al.,  "Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior", in Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior, 2020
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TY  - GEN
TI  - Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior
T2  - Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior
AU  - Matias, A.R.
AU  - Pinto, P.F.
AU  - Rodrigues, V.
AU  - Seabra, T.
PY  - 2020
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2021/10/11/1633968922752_Ensinar_e_Aprender_na_Diversidade.pdf
AB  - A brochura "Aprender e Ensinar na Diversidade. Orientações para Professores/as do Ensino Superior" resulta da análise de conteúdo dos oito grupos focais com estudantes, docentes e pessoal não docente no ensino superior, em formato A3 desdobrável, e em formato digital  e papel (ver link). A variedade dos elementos constituintes e as suas múltiplas perspetivas permitiram uma visão ampla das problemáticas e questões relevantes no ensino superior, bem como uma abordagem mais concreta e incisiva sobre essas mesmas questões. 
A brochura é estruturada em três seções:
•	A DIVERSIDADE – pretendendo sensibilizar os docentes para os contextos sociolinguísticos e escolares de origem dos estudantes dos PALOP, nomeadamente, advertindo-os para a diversidade linguística e variedades africanas do português aí existente, para o impacto destas particularidades linguísticas no sistema de ensino e práticas de ensino, aprendizagem e avaliação nestes países; 

•	A DIVERSIFICAÇÃO - pretendendo sensibilizar os docentes para os diferentes instrumentos e medidas que podem implementar (seja na aprendizagem, na avaliação, como no acolhimento institucional geral), com intuito de responder às necessidades da diversidade de estudantes e de envolvimento de toda a turma, melhorando a comunicação em sala de aula; 

•	A DIFERENCIAÇÃO - pretendendo sensibilizar os docentes, e especificamente os coordenadores de cursos de todos os ciclos do ensino superior, das possibilidade de aplicação de apoios tutoriais e institucionais existentes, que incluem medidas e instrumentos com vista à equidade tendo em conta as características específicas de cada estudante e grupo-alvo. De igual forma, focando na diferenciação de atividades como caminho possível para que todos os estudantes consigam responder ao que lhes é proposto e identificar-se com a comunidade académica. Inclusivamente, a brochura disponibiliza uma lista de respostas e apoios institucionalizadas, acessíveis a qualquer estudante e docente.

ER  -