Capítulo de livro
"Como é que eu os oiço, como é que eu os entendo?" Perceções dos docentes sobre inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP numa instituição de ensino
Ana Raquel Matias (Matias, A.R.);
Título Livro
Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura.
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
--
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Abstract/Resumo
É objetivo neste texto discutir especificamente a realidade dos estudantes internacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) em Portugal a partir dos resultados do projeto de investigação-ação “ ‘Trovoada de Ideias’: Inclusão Linguístico-Social dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no Ensino Superior Português”. A partir do projeto definiu-se um plano de ação implementado entre 2018 e 2020 no Iscte (Pinto & Matias, 2018), sustentado em dois tipos de necessidades que tiveram em conta a combinação dos fatores individuais, sistémicos e de etapas de vida identificados por Findaly et al. (2011): (1) (Re)conhecer a diversidade dos repertórios linguístico-comunicativos de cada estudante; (2) Identificar respostas mais eficientes ao nível do ensino superior em Portugal. Neste texto, propomos discutir relatos recolhidos em três grupos focais com docentes relativos às suas perceções sobre as práticas linguísticas, de ensino e aprendizagem dos estudantes nacionais dos PALOP no ES que apresentam maiores dificuldades.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Ideologias linguísticas,Ensino Superior,Estudantes internacionais africanos,Pluricentrismo da língua portuguesa,Reportórios linguístico-comunicativos
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