Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Matias, A.R. (2023). "Como é que eu os oiço, como é que eu os entendo?" Perceções dos docentes sobre inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP numa instituição de ensino. In Araújo e Sá, M.H., Feytor Pinto, P., & Pinto, S (Ed.), Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura. (pp. 213-236). Bruxelles, Berlin, Bern, New York, Oxford, Warszawa, Wien: P.I.E-Peter Lang S.A., Editions Scientifiques Internationales.
Exportar Referência (IEEE)
A. R. Matias,  ""Como é que eu os oiço, como é que eu os entendo?" Perceções dos docentes sobre inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP numa instituição de ensino", in Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura., Araújo e Sá, M.H., Feytor Pinto, P., & Pinto, S, Ed., Bruxelles, Berlin, Bern, New York, Oxford, Warszawa, Wien, P.I.E-Peter Lang S.A., Editions Scientifiques Internationales, 2023, vol. 14, pp. 213-236
Exportar BibTeX
@incollection{matias2023_1714791007714,
	author = "Matias, A.R.",
	title = ""Como é que eu os oiço, como é que eu os entendo?" Perceções dos docentes sobre inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP numa instituição de ensino",
	chapter = "",
	booktitle = "Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura.",
	year = "2023",
	volume = "14",
	series = "Champs Didactiques Plurilingues : données pour des politiques stratégiques,",
	edition = " Editions Scientifiques Internationales",
	pages = "213-213",
	publisher = "P.I.E-Peter Lang S.A., Editions Scientifiques Internationales",
	address = "Bruxelles, Berlin, Bern, New York, Oxford, Warszawa, Wien",
	url = "https://www.peterlang.com/document/1297597"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - "Como é que eu os oiço, como é que eu os entendo?" Perceções dos docentes sobre inclusão linguística e social dos estudantes internacionais dos PALOP numa instituição de ensino
T2  - Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior na CPLP: questões de língua e cultura.
VL  - 14
AU  - Matias, A.R.
PY  - 2023
SP  - 213-236
DO  - 10.3726/b20354
CY  - Bruxelles, Berlin, Bern, New York, Oxford, Warszawa, Wien
UR  - https://www.peterlang.com/document/1297597
AB  - É objetivo neste texto discutir especificamente a realidade dos estudantes internacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) em Portugal a partir dos resultados do projeto de investigação-ação “ ‘Trovoada de Ideias’: Inclusão Linguístico-Social dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no Ensino Superior Português”. A partir do projeto definiu-se um plano de ação implementado entre 2018 e  2020 no Iscte (Pinto & Matias, 2018), sustentado em dois tipos de necessidades que tiveram em conta a combinação dos fatores individuais, sistémicos e de etapas de vida identificados por Findaly et al. (2011): (1) (Re)conhecer a diversidade dos repertórios linguístico-comunicativos de cada estudante; (2) Identificar respostas mais eficientes ao nível do ensino superior em Portugal. Neste texto, propomos discutir relatos recolhidos em três grupos focais com docentes relativos às suas perceções sobre as práticas linguísticas, de ensino e aprendizagem dos estudantes nacionais dos PALOP no ES que apresentam maiores dificuldades.
ER  -