Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Constantino, P. R. P. & Henriques, S. (2019). Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal. Revista Diálogo Educacional. 19 (60), 117-136
Exportar Referência (IEEE)
P. R. Constantino and S. A. Henriques,  "Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal", in Revista Diálogo Educacional, vol. 19, no. 60, pp. 117-136, 2019
Exportar BibTeX
@article{constantino2019_1732210067651,
	author = "Constantino, P. R. P. and Henriques, S.",
	title = "Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal",
	journal = "Revista Diálogo Educacional",
	year = "2019",
	volume = "19",
	number = "60",
	doi = "10.7213/1981-416X.19.060.DS06",
	pages = "117-136",
	url = "https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
T2  - Revista Diálogo Educacional
VL  - 19
IS  - 60
AU  - Constantino, P. R. P.
AU  - Henriques, S.
PY  - 2019
SP  - 117-136
SN  - 1518-3483
DO  - 10.7213/1981-416X.19.060.DS06
UR  - https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional
AB  - Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de
orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses,
monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores
em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas
com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações,
analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e
tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a
formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações
entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem.
Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos
da pesquisa.
ER  -