Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Constantino, P. R. P. & Henriques, S. (2019). Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal. Revista Diálogo Educacional. 19 (60), 117-136
P. R. Constantino and S. A. Henriques, "Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal", in Revista Diálogo Educacional, vol. 19, no. 60, pp. 117-136, 2019
@article{constantino2019_1732210067651, author = "Constantino, P. R. P. and Henriques, S.", title = "Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal", journal = "Revista Diálogo Educacional", year = "2019", volume = "19", number = "60", doi = "10.7213/1981-416X.19.060.DS06", pages = "117-136", url = "https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional" }
TY - JOUR TI - Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal T2 - Revista Diálogo Educacional VL - 19 IS - 60 AU - Constantino, P. R. P. AU - Henriques, S. PY - 2019 SP - 117-136 SN - 1518-3483 DO - 10.7213/1981-416X.19.060.DS06 UR - https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional AB - Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa. ER -