Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
Título Revista
Revista Diálogo Educacional
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de
orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses,
monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores
em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas
com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações,
analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e
tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a
formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações
entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem.
Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos
da pesquisa.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Interações on-line,Orientação de trabalhos finais,Formação de professores
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.