Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Marivoet, S. & Ramalho, V. (2018). Estudo de Avaliação do Projecto Bola Pr'a Frente da ANFR no Bairro Padre Cruz em Lisboa.  5.ª Congresso de Serviço Social - Serviço Social e Desenvolvimento Humano.
Exportar Referência (IEEE)
M. S. Marivoet and V. Ramalho,  "Estudo de Avaliação do Projecto Bola Pr'a Frente da ANFR no Bairro Padre Cruz em Lisboa", in  5.ª Congr.o de Serviço Social - Serviço Social e Desenvolvimento Humano, Porto, 2018
Exportar BibTeX
@misc{marivoet2018_1713480101727,
	author = "Marivoet, S. and Ramalho, V.",
	title = "Estudo de Avaliação do Projecto Bola Pr'a Frente da ANFR no Bairro Padre Cruz em Lisboa",
	year = "2018"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Estudo de Avaliação do Projecto Bola Pr'a Frente da ANFR no Bairro Padre Cruz em Lisboa
T2  -  5.ª Congresso de Serviço Social - Serviço Social e Desenvolvimento Humano
AU  - Marivoet, S.
AU  - Ramalho, V.
PY  - 2018
CY  - Porto
AB  - Na Europa, a promoção da inclusão social através do desporto surgiu nos anos 90, no Reino Unido, inserida nos objectivos estratégicos do designado New Labour Third Way. A concepção assenta no princípio democrático da igualdade de direitos, focalizada na redistribuição das oportunidades e não tanto da riqueza (Levitas, 2005; Castel, 1998). Os projectos que têm vindo a ser desenvolvidos, como é o caso do Bola pr'a Frente promovido pela ANFR no Bairro Padre Cruz, visam o empoderamento de crianças e jovens de menores recursos, em particular de minorias étnicas, migrantes, refugiados, raparigas e portadores de deficiência residentes em zonas urbanas desprivilegiadas, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades pessoais e sociais, sucesso escolar, empregabilidade e cidadania. A intervenção sociodesportiva visa assim contrariar o círculo vicioso das limitações das condições desfavoráveis de existência (Bourdieu & Champagne, 1992), aumentando as oportunidades de inclusão social junto de jovens vulneráveis à exclusão social e discriminação. A comunicação visou a apresentação do estudo de auto-avaliação do Projeto Bola pr'a Frente, que teve por objetivo desenvolver indicadores qualitativos e quantitativos de monitoramento da eficácia dos resultados/metas preconizados, i.e., do impacto inclusivo do projeto junto da comunidade participante. O estudo fornece contributos para a precisão das metas a atingir, e das estratégias de intervenção sociodesportiva. Financiado pelo Programa Escolhas desde 2007, o projeto 'Bola Pr'A Frente E6G' envolveu em 2017, 280 participantes dos 11 aos 30 anos.

ER  -