Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Gomes, G., Costa, J. M., Bernardo, M., Matos, F. & Abrantes, P. (2012). Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos. In Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. (pp. 438-448).
G. Gomes et al., "Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos", in Livro de Atas do II Congr.o Internacional TIC e Educação, 2012, pp. 438-448
@inproceedings{gomes2012_1715940093473, author = "Gomes, G. and Costa, J. M. and Bernardo, M. and Matos, F. and Abrantes, P.", title = "Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos", booktitle = "Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação", year = "2012", editor = "", volume = "", number = "", series = "", pages = "438-448", publisher = "", address = "", organization = "", url = "http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/" }
TY - CPAPER TI - Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos T2 - Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação AU - Gomes, G. AU - Costa, J. M. AU - Bernardo, M. AU - Matos, F. AU - Abrantes, P. PY - 2012 SP - 438-448 UR - http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/ AB - Dada a problemática em torno do ensino da programação e face a alguns estudos empíricos sobre o que leva os alunos a ter dificuldades nesta área, iniciou-se a elaboração de um estudo exploratório cujo método de recolha de dados foi o focus group a fim de detetar lacunas no ensino da programação segundo a perspetiva dos alunos. O estudo consistiu em efetuar entrevistas semiestruturadas a 24 alunos do ensino profissional de duas escolas de dois distritos. Posteriormente, as entrevistas foram codificadas e analisadas para encontrar temas comuns. Apesar de alguma discrepância entre as respostas dos alunos das diferentes escolas, foram identificadas algumas categorias: o curso, o professor, o aluno e a escola. Estas deverão ser consideradas na elaboração de um questionário sobre esta temática com o qual se pretende inquirir um maior número de alunos, com características semelhantes aos participantes neste estudo. ER -