Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Gomes, G., Costa, J. M., Bernardo, M., Matos, F. & Abrantes, P. (2012). Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos. In Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. (pp. 438-448).
Export Reference (IEEE)
G. Gomes et al.,  "Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos", in Livro de Atas do II Congr.o Internacional TIC e Educação, 2012, pp. 438-448
Export BibTeX
@inproceedings{gomes2012_1715940093473,
	author = "Gomes, G. and Costa, J. M. and Bernardo, M. and Matos, F. and Abrantes, P.",
	title = "Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos",
	booktitle = "Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação",
	year = "2012",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "438-448",
	publisher = "",
	address = "",
	organization = "",
	url = "http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos
T2  - Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação
AU  - Gomes, G.
AU  - Costa, J. M.
AU  - Bernardo, M.
AU  - Matos, F.
AU  - Abrantes, P.
PY  - 2012
SP  - 438-448
UR  - http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/
AB  - Dada a problemática em torno do ensino da programação e face a alguns estudos empíricos
sobre o que leva os alunos a ter dificuldades nesta área, iniciou-se a elaboração de um estudo
exploratório cujo método de recolha de dados foi o focus group a fim de detetar lacunas no
ensino da programação segundo a perspetiva dos alunos. O estudo consistiu em efetuar
entrevistas semiestruturadas a 24 alunos do ensino profissional de duas escolas de dois
distritos. Posteriormente, as entrevistas foram codificadas e analisadas para encontrar temas
comuns.
Apesar de alguma discrepância entre as respostas dos alunos das diferentes escolas, foram
identificadas algumas categorias: o curso, o professor, o aluno e a escola. Estas deverão ser
consideradas na elaboração de um questionário sobre esta temática com o qual se pretende
inquirir um maior número de alunos, com características semelhantes aos participantes neste
estudo. 
ER  -