Publication in conference proceedings
Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos
Geni Gomes (Gomes, G.); Joana Martinho Costa (Costa, J. M.); Martine Bernardo (Bernardo, M.); Fernando Matos (Matos, F.); Paula Abrantes (Abrantes, P.);
Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação
Year (definitive publication)
2012
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 18

(Last checked: 2024-05-15 06:50)

View record in Google Scholar

Abstract
Dada a problemática em torno do ensino da programação e face a alguns estudos empíricos sobre o que leva os alunos a ter dificuldades nesta área, iniciou-se a elaboração de um estudo exploratório cujo método de recolha de dados foi o focus group a fim de detetar lacunas no ensino da programação segundo a perspetiva dos alunos. O estudo consistiu em efetuar entrevistas semiestruturadas a 24 alunos do ensino profissional de duas escolas de dois distritos. Posteriormente, as entrevistas foram codificadas e analisadas para encontrar temas comuns. Apesar de alguma discrepância entre as respostas dos alunos das diferentes escolas, foram identificadas algumas categorias: o curso, o professor, o aluno e a escola. Estas deverão ser consideradas na elaboração de um questionário sobre esta temática com o qual se pretende inquirir um maior número de alunos, com características semelhantes aos participantes neste estudo.
Acknowledgements
--
Keywords
vocational education,students' perspective,programming learning