Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Alexandre, J. & Ramos, S. (2018). A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?. In Preciosa Fernandes, Francisca Costa, Ana Mouraz (Ed.), A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos. (pp. 49-55). Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP).
Exportar Referência (IEEE)
J. C. Alexandre and S. C. Ramos,  "A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?", in A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos, Preciosa Fernandes, Francisca Costa, Ana Mouraz, Ed., Porto, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP), 2018, pp. 49-55
Exportar BibTeX
@incollection{alexandre2018_1732357252928,
	author = "Alexandre, J. and Ramos, S.",
	title = "A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?",
	chapter = "",
	booktitle = "A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos",
	year = "2018",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "49-49",
	publisher = "Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP)",
	address = "Porto",
	url = "https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/CIIE_EBook_Diversidades.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?
T2  - A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos
AU  - Alexandre, J.
AU  - Ramos, S.
PY  - 2018
SP  - 49-55
CY  - Porto
UR  - https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/CIIE_EBook_Diversidades.pdf
AB  - A diversidade é cada vez mais reconhecida como uma vantagem nas organizações. Dentro da
Estratégia Europa 2020 e à semelhança de outros países europeus, em Portugal foi elaborada
recentemente a Carta Portuguesa para a Diversidade, um compromisso escrito voluntário que
pretende ajudar as organizações a tornarem-se mais inclusivas, mais diversas e mais competitivas.
Dentro das organizações signatárias são ainda poucas as que fazem parte do setor da Educação, o
que poderá indicar que as Escolas parecem ainda não estar tão sensibilizadas para as questões da
diversidade no seu interior, enquanto organizações e contextos de trabalho. Partindo de uma
metodologia mista (entrevistas individuais e questionário de auto-resposta em duas das
organizações signatárias), no âmbito da Carta foi desenvolvido o Questionário de Auto-Diagnóstico
da Diversidade para Colaboradores (QADD-COL) (Ramos, Alexandre, Visitação, & Correia, no
prelo), com o objetivo de ajudar as organizações signatárias a refletir acerca das estratégias,
políticas e/ou práticas ligadas à diversidade, e em particular nos seis domínios que se encontram
refletidos na Carta: Compromisso da Gestão; Comunicação; Formação e Desenvolvimento;
Condições de Trabalho; Cultura; Recrutamento e Seleção. Apesar de ainda se encontrar em estudo,
apresentam-se alguns resultados ligados à análise da fiabilidade do instrumento, que indicam que
em geral o instrumento tem uma fiabilidade apropriada, parecendo não haver necessidade de
qualquer reavaliação da base teórica subjacente à construção do mesmo. Considerando que o
diagnóstico e a monitorização são componentes essenciais num processo de reflexão interno regular
e continuado sobre a diversidade, o instrumento aqui descrito tem o potencial de ajudar as
organizações signatárias e neste caso em particular as organizações também do setor da Educação,
nesse processo reflexivo de se olhar internamente por forma a potenciar as vantagens que a
diversidade parece ter na comunidade escolar.
ER  -