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Alexandre, J. & Ramos, S. (2018). A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?. In Preciosa Fernandes, Francisca Costa, Ana Mouraz (Ed.), A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos. (pp. 49-55). Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP).
J. C. Alexandre and S. C. Ramos, "A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?", in A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos, Preciosa Fernandes, Francisca Costa, Ana Mouraz, Ed., Porto, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP), 2018, pp. 49-55
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TY - CHAP TI - A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais? T2 - A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos AU - Alexandre, J. AU - Ramos, S. PY - 2018 SP - 49-55 CY - Porto UR - https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/CIIE_EBook_Diversidades.pdf AB - A diversidade é cada vez mais reconhecida como uma vantagem nas organizações. Dentro da Estratégia Europa 2020 e à semelhança de outros países europeus, em Portugal foi elaborada recentemente a Carta Portuguesa para a Diversidade, um compromisso escrito voluntário que pretende ajudar as organizações a tornarem-se mais inclusivas, mais diversas e mais competitivas. Dentro das organizações signatárias são ainda poucas as que fazem parte do setor da Educação, o que poderá indicar que as Escolas parecem ainda não estar tão sensibilizadas para as questões da diversidade no seu interior, enquanto organizações e contextos de trabalho. Partindo de uma metodologia mista (entrevistas individuais e questionário de auto-resposta em duas das organizações signatárias), no âmbito da Carta foi desenvolvido o Questionário de Auto-Diagnóstico da Diversidade para Colaboradores (QADD-COL) (Ramos, Alexandre, Visitação, & Correia, no prelo), com o objetivo de ajudar as organizações signatárias a refletir acerca das estratégias, políticas e/ou práticas ligadas à diversidade, e em particular nos seis domínios que se encontram refletidos na Carta: Compromisso da Gestão; Comunicação; Formação e Desenvolvimento; Condições de Trabalho; Cultura; Recrutamento e Seleção. Apesar de ainda se encontrar em estudo, apresentam-se alguns resultados ligados à análise da fiabilidade do instrumento, que indicam que em geral o instrumento tem uma fiabilidade apropriada, parecendo não haver necessidade de qualquer reavaliação da base teórica subjacente à construção do mesmo. Considerando que o diagnóstico e a monitorização são componentes essenciais num processo de reflexão interno regular e continuado sobre a diversidade, o instrumento aqui descrito tem o potencial de ajudar as organizações signatárias e neste caso em particular as organizações também do setor da Educação, nesse processo reflexivo de se olhar internamente por forma a potenciar as vantagens que a diversidade parece ter na comunidade escolar. ER -