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A Diversidade como Oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?
Joana Alexandre (Alexandre, J.); Sara Ramos (Ramos, S.);
Book Title
A Diversidade como Oportunidade Contributos teóricos e práticos
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
--
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Abstract
A diversidade é cada vez mais reconhecida como uma vantagem nas organizações. Dentro da Estratégia Europa 2020 e à semelhança de outros países europeus, em Portugal foi elaborada recentemente a Carta Portuguesa para a Diversidade, um compromisso escrito voluntário que pretende ajudar as organizações a tornarem-se mais inclusivas, mais diversas e mais competitivas. Dentro das organizações signatárias são ainda poucas as que fazem parte do setor da Educação, o que poderá indicar que as Escolas parecem ainda não estar tão sensibilizadas para as questões da diversidade no seu interior, enquanto organizações e contextos de trabalho. Partindo de uma metodologia mista (entrevistas individuais e questionário de auto-resposta em duas das organizações signatárias), no âmbito da Carta foi desenvolvido o Questionário de Auto-Diagnóstico da Diversidade para Colaboradores (QADD-COL) (Ramos, Alexandre, Visitação, & Correia, no prelo), com o objetivo de ajudar as organizações signatárias a refletir acerca das estratégias, políticas e/ou práticas ligadas à diversidade, e em particular nos seis domínios que se encontram refletidos na Carta: Compromisso da Gestão; Comunicação; Formação e Desenvolvimento; Condições de Trabalho; Cultura; Recrutamento e Seleção. Apesar de ainda se encontrar em estudo, apresentam-se alguns resultados ligados à análise da fiabilidade do instrumento, que indicam que em geral o instrumento tem uma fiabilidade apropriada, parecendo não haver necessidade de qualquer reavaliação da base teórica subjacente à construção do mesmo. Considerando que o diagnóstico e a monitorização são componentes essenciais num processo de reflexão interno regular e continuado sobre a diversidade, o instrumento aqui descrito tem o potencial de ajudar as organizações signatárias e neste caso em particular as organizações também do setor da Educação, nesse processo reflexivo de se olhar internamente por forma a potenciar as vantagens que a diversidade parece ter na comunidade escolar.
Acknowledgements
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Keywords
Diversidade,Instrumentos de avaliação,Diagnóstico,Escolas