Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Martinho, S., Moleiro, C. & Vauclair, C.-M. (2019). Microagressões a profissionais de saúde: o elefante na salinha do hospital . III Encontro dos Psicólogos do Sul .
Exportar Referência (IEEE)
S. O. Martinho et al.,  "Microagressões a profissionais de saúde: o elefante na salinha do hospital ", in III Encontro dos Psicólogos do Sul , Lisboa, 2019
Exportar BibTeX
@misc{martinho2019_1714123733475,
	author = "Martinho, S. and Moleiro, C. and Vauclair, C.-M.",
	title = "Microagressões a profissionais de saúde: o elefante na salinha do hospital ",
	year = "2019",
	howpublished = "Impresso",
	url = "https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/2583"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Microagressões a profissionais de saúde: o elefante na salinha do hospital 
T2  - III Encontro dos Psicólogos do Sul 
AU  - Martinho, S.
AU  - Moleiro, C.
AU  - Vauclair, C.-M.
PY  - 2019
CY  - Lisboa
UR  - https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/2583
AB  - O estudo das microagressões dirigidas a profissionais de saúde com identidades minoritárias ainda não foi suficientemente explorado. As microagressões são pequenos insultos verbais e não verbais, promovidos de forma intencional ou por pessoas bem-intencionadas, que comunicam mensagens negativas a minorias sociais (Sue et al., 2007). O objectivo principal é explorar e descrever que tipo de microagressões ocorrem em contexto de saúde durante a prática clínica; como é que as/os profissionais gerem esta discriminação por parte de outras/os colegas e/ou utentes; quais as implicações psicossociais para a/o profissional envolvida/o; como é que as identidades interseccionais podem aumentar o risco de microagressão; e quais as principais consequências para o sistema de saúde em geral. Foram realizadas 38 entrevistas, recorrendo à técnica de incidentes críticos (Flanagan, 1954), através de análise temática (Braun e Clarke, 2006), no programa Nvivo. São apresentados e discutidos exemplos de microagressões dirigidas a profissionais de saúde no panorama nacional. 
ER  -