Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Rodrigues, R. I. & Ferreira, A. I. (2011). Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Psicologia, Educação e Cultura. 15 (1), 61-76
R. I. Rodrigues and A. I. Ferreira, "Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico", in Psicologia, Educação e Cultura, vol. 15, no. 1, pp. 61-76, 2011
@article{rodrigues2011_1765834980880,
author = "Rodrigues, R. I. and Ferreira, A. I.",
title = "Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico",
journal = "Psicologia, Educação e Cultura",
year = "2011",
volume = "15",
number = "1",
pages = "61-76",
url = "http://pec.ispgaya.pt/"
}
TY - JOUR TI - Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico T2 - Psicologia, Educação e Cultura VL - 15 IS - 1 AU - Rodrigues, R. I. AU - Ferreira, A. I. PY - 2011 SP - 61-76 SN - 0874-2391 UR - http://pec.ispgaya.pt/ AB - Reconhecendo a existência de uma relação estreita entre a motivação para a leitura e os processos cognitivos, este trabalho visou analisar de que forma estas duas realidades se relacionam. Pretende-se, assim, verificar em que medida os processos cognitivos variam em função das diferentes motivações para a leitura, bem como perceber qual a influência que esta motivação tem nestes processos e no rendimento académico. A amostra consta de 180 alunos do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a motivação para a leitura apresenta correlações significativas com o rendimento académico dos alunos e associa-se igualmente ao desempenho cognitivo em tarefas de memória, raciocínio, cálculo mental, compreensão, vocabulário, competência linguística, conhecimentos lexicais, atenção e processamento verbal auditivo. ER -
Português