Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Rodrigues, R. I. & Ferreira, A. I. (2011). Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Psicologia, Educação e Cultura. 15 (1), 61-76
Exportar Referência (IEEE)
R. I. Rodrigues and A. I. Ferreira,  "Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico", in Psicologia, Educação e Cultura, vol. 15, no. 1, pp. 61-76, 2011
Exportar BibTeX
@article{rodrigues2011_1732219913358,
	author = "Rodrigues, R. I. and Ferreira, A. I.",
	title = "Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico",
	journal = "Psicologia, Educação e Cultura",
	year = "2011",
	volume = "15",
	number = "1",
	pages = "61-76",
	url = "http://pec.ispgaya.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico
T2  - Psicologia, Educação e Cultura
VL  - 15
IS  - 1
AU  - Rodrigues, R. I.
AU  - Ferreira, A. I.
PY  - 2011
SP  - 61-76
SN  - 0874-2391
UR  - http://pec.ispgaya.pt/
AB  -  Reconhecendo a existência de uma relação estreita entre a motivação para a leitura e os processos cognitivos, este trabalho visou analisar de que forma estas duas realidades se relacionam. Pretende-se, assim, verificar em que medida os processos cognitivos variam em função das diferentes motivações para a leitura, bem como perceber qual a influência que esta motivação tem nestes processos e no rendimento académico. A amostra consta de 180 alunos do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a motivação para a leitura apresenta correlações significativas com o rendimento académico dos alunos e associa-se igualmente ao desempenho cognitivo em tarefas de memória, raciocínio, cálculo mental, compreensão, vocabulário, competência linguística, conhecimentos lexicais, atenção e processamento verbal auditivo. 
ER  -