Artigo em revista científica
Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico
Rosa Isabel Rodrigues (Rodrigues, R. I.); Aristides I. Ferreira (Ferreira, A. I.);
Título Revista
Psicologia, Educação e Cultura
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-03-24 22:57)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Reconhecendo a existência de uma relação estreita entre a motivação para a leitura e os processos cognitivos, este trabalho visou analisar de que forma estas duas realidades se relacionam. Pretende-se, assim, verificar em que medida os processos cognitivos variam em função das diferentes motivações para a leitura, bem como perceber qual a influência que esta motivação tem nestes processos e no rendimento académico. A amostra consta de 180 alunos do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a motivação para a leitura apresenta correlações significativas com o rendimento académico dos alunos e associa-se igualmente ao desempenho cognitivo em tarefas de memória, raciocínio, cálculo mental, compreensão, vocabulário, competência linguística, conhecimentos lexicais, atenção e processamento verbal auditivo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Leitura,Tecnologias,Aprendizagem,Ensino,Motivação