Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Motivação para a leitura e processos cognitivos em alunos do primeiro ciclo do ensino básico
Título Revista
Psicologia, Educação e Cultura
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Reconhecendo a existência de uma relação estreita entre a motivação para a leitura e os processos cognitivos, este trabalho visou analisar de que forma estas duas realidades se relacionam. Pretende-se, assim, verificar em que medida os processos cognitivos variam em função das diferentes motivações para a leitura, bem como perceber qual a influência que esta motivação tem nestes processos e no rendimento académico. A amostra consta de 180 alunos do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a motivação para a leitura apresenta correlações significativas com o rendimento académico dos alunos e associa-se igualmente ao desempenho cognitivo em tarefas de memória, raciocínio, cálculo mental, compreensão, vocabulário, competência linguística, conhecimentos lexicais, atenção e processamento verbal auditivo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Leitura,Tecnologias,Aprendizagem,Ensino,Motivação