Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Boavida, T., Aguiar, C. & McWilliam, R. A. (2018). A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância. In Marina Fuertes, Clarisse Nunes, Dalila Lilo e Tiago Almeida (Ed.), Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce. (pp. 5-26). Lisboa: CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais).
Exportar Referência (IEEE)
T. C. Silva et al.,  "A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância", in Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce, Marina Fuertes, Clarisse Nunes, Dalila Lilo e Tiago Almeida, Ed., Lisboa, CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais), 2018, pp. 5-26
Exportar BibTeX
@incollection{silva2018_1713859050489,
	author = "Boavida, T. and Aguiar, C. and McWilliam, R. A.",
	title = "A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância",
	chapter = "",
	booktitle = "Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce",
	year = "2018",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "5-5",
	publisher = "CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais)",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância
T2  - Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce
AU  - Boavida, T.
AU  - Aguiar, C.
AU  - McWilliam, R. A.
PY  - 2018
SP  - 5-26
CY  - Lisboa
UR  - https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdf
AB  - As práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico, quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os
profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem de um serviço direto (i.e., de um para um) com a criança para um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança. Esta transformação não constitui uma tarefa simples, quer quando o interlocutor é a família, quer quando se trata do(a) educador(a) de infância. Partindo do conhecimento disponível atualmente, das práticas recomendadas e da nossa legislação, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de articulação entre os profissionais de IPI e os(as) educadores(as) de infância, a trabalharem em creches e em jardins de infância. O modelo apresentado tem por base oito passos do processo de Consultoria Colaborativa (Buysse & Wesley, 2005), operacionalizados através das práticas do modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (McWilliam, 2010).
ER  -