Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Martins, Joana. (2019). Movimentos Neopagãos em Portugal: Ontologia, Natureza e a Celebração Sazonal dos Ciclos Naturais e Festivos. “Conferências do Centenário SPAE” .
Exportar Referência (IEEE)
J. R. Martins,  "Movimentos Neopagãos em Portugal: Ontologia, Natureza e a Celebração Sazonal dos Ciclos Naturais e Festivos", in “Conferências do Centenário SPAE” , Porto, 2019
Exportar BibTeX
@misc{martins2019_1714058020711,
	author = "Martins, Joana.",
	title = "Movimentos Neopagãos em Portugal: Ontologia, Natureza e a Celebração Sazonal dos Ciclos Naturais e Festivos",
	year = "2019",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Movimentos Neopagãos em Portugal: Ontologia, Natureza e a Celebração Sazonal dos Ciclos Naturais e Festivos
T2  - “Conferências do Centenário SPAE” 
AU  - Martins, Joana.
PY  - 2019
CY  - Porto
AB  - O Neopaganismo, um “umbrella term” utilizado para designar diversas tradições religiosas e espirituais politeístas, tem como crenças centrais a sacralidade da natureza, o politeísmo e a igualdade de género. Através da celebração sazonal dos ciclos naturais, procura estabelecer uma ligação de respeito e proteção com o mundo natural.
Esta comunicação pretende apresentar as reflexões e contributos epistemológicos, resultantes de uma investigação que decorreu em 2016 e 2017, na obtenção do grau do Mestre, a partir de uma etnografia conduzida com um grupo Neopagão, focando a dimensão de celebração sazonal dos ciclos naturais e na vivência da espiritualidade tendo como referente a Natureza. 
A partir da ritualização sazonal dos ciclos festivos e naturais, é possível perceber que este é um espaço de criação de relações, sociabilidades e visões do mundo, remetendo para o estabelecimento de relações significativas entre humanos e não-humanos, mas também para preocupações éticas e morais de cariz ecológico e sustentável, que por sua vez são também elas de ordem epistemológica e ontológica. 
Criando um diálogo relevante entre a disciplina e este tipo de expressão religiosa e espiritual, demonstra-se a importância que este tipo de novos movimentos religiosos tomam face às crises políticas, socioculturais e ecológicas que demarcam os nossos quotidianos. Tendo em conta os discursos e soluções alternativas que oferecem, e o facto de a sua visibilidade, e número, ser crescente no momento atual, é assim possível verificar a relevância que estes adquirem. 

ER  -