Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Almeida, E. C. (2019). África subsaariana a nova reserva petrolífera e o Golfo da Guiné a rota segura para o Ocidente?. Cidadania e Defesa. 60, 22-24
Exportar Referência (IEEE)
E. L. Almeida,  "África subsaariana a nova reserva petrolífera e o Golfo da Guiné a rota segura para o Ocidente?", in Cidadania e Defesa, no. 60, pp. 22-24, 2019
Exportar BibTeX
@misc{almeida2019_1722098284852,
	author = "Almeida, E. C.",
	title = "África subsaariana a nova reserva petrolífera e o Golfo da Guiné a rota segura para o Ocidente?",
	year = "2019",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "http://www.aacdn.pt/publicacoes_old/boletim/"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - África subsaariana a nova reserva petrolífera e o Golfo da Guiné a rota segura para o Ocidente?
T2  - Cidadania e Defesa
AU  - Almeida, E. C.
PY  - 2019
SP  - 22-24
UR  - http://www.aacdn.pt/publicacoes_old/boletim/
AB  - A crise no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, desde Junho de 2019, entre os EUA e Arábia Saudita e o Irão pode condicionar a importação de hidrocarbonetos por parte do continente europeu e norte-americano, caso ocorra um conflito armado, pelo que o Golfo do Suez pode ser encerrado às rotas marítimas, com as naturais consequências: falta de petróleo, produtos asiáticos condicionados, etc.
Esta situação pode voltar a tornar África no continente de "socorro" e "Rimland" africano na principal rota marítima da Ásia para o Ocidente, via Cabo e Golfo da Guiné, tornando estes dois chock-points primordiais para a sobrevivência da Europa e do Continente Americano. The crisis in the Persian Gulf and the Strait of Hormuz since June 2019 between the US and Saudi Arabia and Iran may constrain the importation of hydrocarbons from the European and North American continent in the event of an armed conflict. Gulf of Suez can be closed to sea routes, with natural consequences: lack of oil, conditioned Asian products, etc.
A situation that can again make Africa the continent of "help" and "Rimland" African on the main shipping route from Asia to the West via the Cape and Gulf of Guinea, making these two main chock-points for the survival of Europe and American continent.
ER  -