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Raposo, P. (2019). Negro/a como sujeito político na arte contemporânea brasileira. O caso do coletivo Nega em Florianópolis. Seminário Artcitizenship.
P. J. Raposo, "Negro/a como sujeito político na arte contemporânea brasileira. O caso do coletivo Nega em Florianópolis", in Seminário Artcitizenship, Lisboa, 2019
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TY - CPAPER TI - Negro/a como sujeito político na arte contemporânea brasileira. O caso do coletivo Nega em Florianópolis T2 - Seminário Artcitizenship AU - Raposo, P. PY - 2019 CY - Lisboa AB - Este artigo parte de uma proposta de pesquisa sobre formas expressivas e artísticas contemporâneas, levadas a cabo por pessoas negras no contexto de uma pesquisa etnográfica no Brasil, e de como elas nos permitem avaliar a (re)criação de um sujeito político particular: a mulher negra. Durante aproximadamente 1 ano, pude conviver e trocar ideias e experiências, em particular com um coletivo de jovens negras atrizes que formavam o Coletivo Nega, mas também com outras mulheres negras ativistas, académicas e com algum tipo de envolvimento no campo artístico. Estas modalidades de questionamento artístico feita por negro/as que surgem no presente devem ser inseridas numa reactualização de processos anteriores submersos pela ação hegemónica de uma história, crítica, produção e mercado de arte branco que as invisibilizou. Elas têm vindo a conseguir apesar de tudo dar à luz espaços de dissenso, contestação e resistência bem significativos. Há hoje uma disputa tensional e um novo processo de conquista de um lugar de fala (cf. Ribeiro 2017) para as pessoas negras, ou seja, o reconhecimento de que certas pessoas tenham acesso à palavra quando esta lhes foi historicamente negada. ER -