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Gomes, M. do C., Ávila, P., Sebastião, J. & Costa, A. F. da. (2000). Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: Comparações diacrónicas e internacionais. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), IV Congresso Português de Sociologia. Sociedade Portuguesa: Passados recentes, futuros próximos. Coimbra: Associação Portuguesa de Sociologia.
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M. D. Gomes et al.,  "Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: Comparações diacrónicas e internacionais", in IV Congr.o Português de Sociologia. Sociedade Portuguesa: Passados recentes, futuros próximos, Associação Portuguesa de Sociologia, Ed., Coimbra, Associação Portuguesa de Sociologia, 2000
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TY  - CPAPER
TI  - Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: Comparações diacrónicas e internacionais
T2  - IV Congresso Português de Sociologia. Sociedade Portuguesa: Passados recentes, futuros próximos
AU  - Gomes, M. do C.
AU  - Ávila, P.
AU  - Sebastião, J.
AU  - Costa, A. F. da.
PY  - 2000
CY  - Coimbra
UR  - https://aps.pt/pt/atas-iv-congresso/
AB  - A presente comunicação centra-se, essencialmente, na apresentação de
alguns resultados de um projecto europeu no domínio da literacia encomendado
pela Comissão Europeia. O projecto foi coordenado pelo Office for National
Statistics, em Londres, e envolveu, além do Reino Unido, a França, a Suécia e
Portugal.1 Os resultados encontram-se publicados no relatório Measuring Adult
Literacy. The International Adult Literacy Survey in the European Context (Carey
(ed.), 2000).
A encomenda desta pesquisa deveu-se ao surgimento de algumas dúvidas
quanto à validade dos procedimentos metodológicos utilizados nos estudos
internacionais de literacia, as quais ganharam forte visibilidade na Europa após
um dos países participantes, a França, ter recusado a publicação dos seus
resultados por considerar que estes subestimam o perfil de literacia da sua
população. De um modo geral, o objectivo deste novo estudo consiste, assim, em
avaliar, nas suas diferentes componentes, a metodologia desenvolvida nos
estudos internacionais.
A participação portuguesa neste projecto revestiu-se de um carácter
especial por dois motivos. Por um lado, por ser um país pertencente ao Sul da
Europa, o qual não estava representado até à data nas pesquisas internacionais
neste domínio. Por outro lado, por ser o único país (além dos Estados Unidos da
América) que desenvolveu um estudo nacional de literacia, tornando-se assim
possível comparar instrumentos de pesquisa diferentes, embora baseados em
princípios comuns: a prova do Inquérito Internacional à Literacia dos Adultos e o
teste desenvolvido pelos investigadores portugueses no Estudo Nacional de
Literacia.
ER  -