Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: Comparações diacrónicas e internacionais
IV Congresso Português de Sociologia. Sociedade Portuguesa: Passados recentes, futuros próximos
Ano (publicação definitiva)
2000
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
A presente comunicação centra-se, essencialmente, na apresentação de
alguns resultados de um projecto europeu no domínio da literacia encomendado
pela Comissão Europeia. O projecto foi coordenado pelo Office for National
Statistics, em Londres, e envolveu, além do Reino Unido, a França, a Suécia e
Portugal.1 Os resultados encontram-se publicados no relatório Measuring Adult
Literacy. The International Adult Literacy Survey in the European Context (Carey
(ed.), 2000).
A encomenda desta pesquisa deveu-se ao surgimento de algumas dúvidas
quanto à validade dos procedimentos metodológicos utilizados nos estudos
internacionais de literacia, as quais ganharam forte visibilidade na Europa após
um dos países participantes, a França, ter recusado a publicação dos seus
resultados por considerar que estes subestimam o perfil de literacia da sua
população. De um modo geral, o objectivo deste novo estudo consiste, assim, em
avaliar, nas suas diferentes componentes, a metodologia desenvolvida nos
estudos internacionais.
A participação portuguesa neste projecto revestiu-se de um carácter
especial por dois motivos. Por um lado, por ser um país pertencente ao Sul da
Europa, o qual não estava representado até à data nas pesquisas internacionais
neste domínio. Por outro lado, por ser o único país (além dos Estados Unidos da
América) que desenvolveu um estudo nacional de literacia, tornando-se assim
possível comparar instrumentos de pesquisa diferentes, embora baseados em
princípios comuns: a prova do Inquérito Internacional à Literacia dos Adultos e o
teste desenvolvido pelos investigadores portugueses no Estudo Nacional de
Literacia.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave