Ciência-IUL    Comunicações    Descrição Detalhada da Comunicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lima, Aida Valadas (2019). Património e Ambiente nas Sociedades Contemporâneas: valores sociais e cidadania. Jornadas Arqueologia, Museus e Comunidades  Foz Côa, abril de 2019.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Guizo,  "Património e Ambiente nas Sociedades Contemporâneas: valores sociais e cidadania", in Jornadas Arqueologia, Museus e Comunidades  Foz Côa, abril de 2019, Ponte de Lima, 2019
Exportar BibTeX
@misc{guizo2019_1604184470906,
	author = "Lima, Aida Valadas",
	title = "Património e Ambiente nas Sociedades Contemporâneas: valores sociais e cidadania",
	year = "2019",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Património e Ambiente nas Sociedades Contemporâneas: valores sociais e cidadania
T2  - Jornadas Arqueologia, Museus e Comunidades  Foz Côa, abril de 2019
AU  - Lima, Aida Valadas
PY  - 2019
CY  - Ponte de Lima
AB  - Com recurso aos dados resultantes da aplicação de dois inquéritos por questionário em cuja elaboração e tratamento participámos – O Inquérito sobre o Património realizado em 1998 a uma amostra representativa dos Visitantes do Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Inquérito Internacional sobre Ambiente e Desenvolvimento realizado, no âmbito do International Social Survey Programme (ISSP), em 2000 a uma amostra representativa dos portugueses - é objetivo desta comunicação, a partir da discussão das atitudes e disposições dos portugueses em matéria de defesa do património e do ambiente, concorrer para problematizar o contributo que aquelas atitudes e disposições terão no potenciar do exercício da cidadania política em Portugal.
Assim sendo, esta comunicação retoma, no essencial, por um lado, os resultados apresentados e discutidos no capítulo intitulado “O Culto Moderno dos Monumentos. Os Públicos do Parque Arqueológico do Vale do Côa”, in: O Caso de Foz Côa: Um Laboratório de Análise Sociopolítica (2001), coordenação de Maria Eduarda Gonçalves e, por outro, os resultados apresentados e discutidos no capítulo “Ambiente e Cidadania. Dimensões da Mobilização Ambiental em Quatro Países Europeus”, in: Ambiente e Desenvolvimento (2004), organização de Luísa Lima, Manuel Villaverde Cabral e Jorge Vala.
Orientaremos, então, a apresentação dos resultados para uma discussão que procurará relacionar o tipo de preocupações de defesa e de valorização do património, num caso, e de defesa e valorização do ambiente, no outro, com o surgimento e a sedimentação de novas formas de cidadania.

ER  -