Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Vaz, Maria João (2019). Sistema Penal no liberalismo português: discurso e práticas (Lisboa, 1867-1913). II Congreso Internacional SObre Historia de la Prisión y de las Instituciones Punitivas: de los controles disciplarios a los controles securitarios.
Exportar Referência (IEEE)
M. J. Vaz,  "Sistema Penal no liberalismo português: discurso e práticas (Lisboa, 1867-1913)", in II Congreso Internacional SObre Historia de la Prisión y de las Instituciones Punitivas: de los controles disciplarios a los controles securitarios, Albacete (Espanha), 2019
Exportar BibTeX
@misc{vaz2019_1713965880849,
	author = "Vaz, Maria João",
	title = "Sistema Penal no liberalismo português: discurso e práticas (Lisboa, 1867-1913)",
	year = "2019"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Sistema Penal no liberalismo português: discurso e práticas (Lisboa, 1867-1913)
T2  - II Congreso Internacional SObre Historia de la Prisión y de las Instituciones Punitivas: de los controles disciplarios a los controles securitarios
AU  - Vaz, Maria João
PY  - 2019
CY  - Albacete (Espanha)
AB  - Este artigo tem como objetivo apresentar as ideias defendidas e as dinâmicas concretizadas no âmbito penal e prisional em Portugal, num período de profunda reflexão e mudança nesta área. Os novos ideais penais e os novos objetivos pensados para as penas, afirmados em Portugal desde o início do século XIX, exigiam profundas alterações no sistema penal e prisional português. Apresentar e analisar o discurso público então proferido, bem como a legislação que vai sendo produzida, confrontando-os com as práticas penais então concretizadas, em particular na capital do país, a cidade de Lisboa, serão os principais propósitos que aqui se realizar.
As balizas temporais definidas para este artigo respeitam à promulgação da Reforma Penal e Prisional portuguesa, realizada em 1867, que institui o sistema penitenciário em Portugal, e 1913, quando após a abolição da Monarquia e a instauração do regime republicano, o sistema penitenciário, após profundas criticas, é alvo de nova reforma.

ER  -