Ciência-IUL    Publicações    Descrição Detalhada da Publicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Azevedo, L. (2020). Entre lá e cá: migração, objetos e memórias. In Elsa Lechner, Graça Capinha, Maria Clara Keating (org.) (Ed.), EM migração|EM português: migrações, exílios, retornos e colonizações  .: CES-Almedina.
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Azevedo,  "Entre lá e cá: migração, objetos e memórias", in EM migração|EM português: migrações, exílios, retornos e colonizações  , Elsa Lechner, Graça Capinha, Maria Clara Keating (org.), Ed., CES-Almedina, 2020
Exportar BibTeX
@incollection{azevedo2020_1600440906353,
	author = "Azevedo, L.",
	title = "Entre lá e cá: migração, objetos e memórias",
	chapter = "",
	booktitle = "EM migração|EM português: migrações, exílios, retornos e colonizações  ",
	year = "2020",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "CES-Almedina",
	address = ""
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Entre lá e cá: migração, objetos e memórias
T2  - EM migração|EM português: migrações, exílios, retornos e colonizações  
AU  - Azevedo, L.
PY  - 2020
AB  - O texto centra-se num contexto migratório que possibilitou uma circulação regular entre país de origem (Portugal) e de destino (Suíça) e potenciou inúmeras trocas - materiais e não só - entre os dois países, com impacto na vida de quem migrou como de quem ficou. Ao longo de décadas transitaram para lá e para cá pessoas e, com elas, coisas. Coisas que são depositárias de memórias, afetos, laços sociais, entre outros, e cuja significância ultrapassa muitas vezes o seu valor monetário ou de uso. 
Partindo de uma perspetiva (auto-)biográfica sobre a experiência migratória, a autora usa trechos de entrevistas com emigrantes e ex-emigrantes para abordar o vai-e-vem entre os dos países, o desdobramento de pertenças e as reconfigurações identitárias decorrentes da migração, que se materializam nas práticas de consumo e nos objetos que levam consigo. 

ER  -