Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Marques, J.S. & Luísa Veloso (2019). O precariado artístico: tendências de mercantilização e contra-movimentos. 2º Encontro Anual de Economia Política .
Exportar Referência (IEEE)
J. S. Marques and M. L. Veloso,  "O precariado artístico: tendências de mercantilização e contra-movimentos", in 2º Encontro Anual de Economia Política , Coimbra, 2019
Exportar BibTeX
@misc{marques2019_1714160905633,
	author = "Marques, J.S. and Luísa Veloso",
	title = "O precariado artístico: tendências de mercantilização e contra-movimentos",
	year = "2019",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - O precariado artístico: tendências de mercantilização e contra-movimentos
T2  - 2º Encontro Anual de Economia Política 
AU  - Marques, J.S.
AU  - Luísa Veloso
PY  - 2019
CY  - Coimbra
AB  - A comunicação pretende analisar a formação do “precariado artístico” em Portugal e no Brasil, a partir da análise do duplo movimento de mercantilização do trabalho no setor artístico e das disputas por desmercantilização através de diferentes dinâmicas de organização e ação coletiva. A análise é inspirada na obra seminal de Polanyi (1944), proclamada a obra “mais profética” de economia política no século XX, mas também nas suas releituras e críticas contemporâneas (Burawoy 2010; Fraser 2011; Evans 2015). A nossa análise comparativa dos coletivos teatrais em Portugal e no Brasil vai ao encontro da literatura que destaca o trabalho artístico enquanto precursor das formas contemporâneas de “hiper-flexibilização” do trabalho. No entanto, apesar da sua forte precariedade e escassa representação nas formas tradicionais de auto-organização política dos trabalhadores, o nosso estudo identificou também múltiplas resistências de grupos de trabalhadores-artistas que procuram formas de ação coletiva. Se, por um lado, os contra-movimentos deste precariado artístico são contidos pela submissão dos regimes nacionais aos constrangimentos do capitalismo global, por outro lado, são observáveis algumas tendências de articulação global desses contra-movimentos que, embora insuficientes para produzir uma nova “grande transformação”, contêm elementos de resistência com potencial transformador.
ER  -