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Matias, A. R. & Martins, P. (2019). Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista?. Medi@ções. 7 (2), 151-166
A. R. Matias and P. G. Martins, "Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista?", in Medi@ções, vol. 7, no. 2, pp. 151-166, 2019
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TY - JOUR TI - Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista? T2 - Medi@ções VL - 7 IS - 2 AU - Matias, A. R. AU - Martins, P. PY - 2019 SP - 151-166 SN - 1647-3078 UR - http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/244 AB - Neste artigo, propomos um enquadramento comparativo entre diferentes experiências de educação bilingue/plurilingue que tiveram lugar em Portugal nos últimos 40 anos. A análise procura discutir a cultura de educação monolingue e monocultural vigente nas escolas de ensino público, por contraste às intervenções cujas abordagens implicaram metodologias de alfabetização com uso do cabo-verdiano, com resultados no empoderamento dos alunos e famílias envolvidas, numa maior abertura e consciência comunicativa e nas atividades de escrita e leitura. Discutimos, posteriormente, em torno de representações sobre língua de escolarização associada a noções de objetividade, adequabilidade, naturalização, desvio e défice, ligadas a processos históricos de estigmatização linguística e cida-dã. Concluímos com uma reflexão crítica sobre a utilização da educação bilingue e das línguas menorizadas, discutindo a sua valência numa abordagem educativa anti-racista e por oposição a uma educação monolingue e monocultural. ER -