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Matias, A. R. & Martins, P. (2019). Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista?. Medi@ções. 7 (2), 151-166
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A. R. Matias and P. G. Martins,  "Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista?", in Medi@ções, vol. 7, no. 2, pp. 151-166, 2019
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TY  - JOUR
TI  - Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista?
T2  - Medi@ções
VL  - 7
IS  - 2
AU  - Matias, A. R.
AU  - Martins, P.
PY  - 2019
SP  - 151-166
SN  - 1647-3078
UR  - http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/244
AB  - Neste artigo, propomos um enquadramento comparativo entre diferentes experiências de educação bilingue/plurilingue que tiveram lugar em Portugal nos últimos 40 anos. A análise procura discutir a cultura de educação monolingue e monocultural vigente nas escolas de ensino público, por contraste às intervenções cujas abordagens implicaram metodologias de alfabetização com uso do cabo-verdiano, com resultados no empoderamento dos alunos e famílias envolvidas, numa maior abertura e consciência comunicativa e nas atividades de escrita e leitura. Discutimos, posteriormente, em torno de representações sobre língua de escolarização associada a noções de objetividade, adequabilidade, naturalização, desvio e défice, ligadas a processos históricos de estigmatização linguística e cida-dã. Concluímos com uma reflexão crítica sobre a utilização da educação bilingue e das línguas menorizadas, discutindo a sua valência numa abordagem educativa anti-racista e por oposição a uma educação monolingue e monocultural.
ER  -